Prefeitura poderá celebrar convênios médicos pós Covid-19

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 10/06/2021 17h25, última modificação 17/06/2021 14h57
Após aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Edsom Souza, Executivo está autorizado a celebrar convênios para tratamentos médicos, fisioterapêuticos, fonoaudiológicos, psicológicos e outros, que se fazem necessário, para tratamentos de sequelas da COVID-19.

A 36ª Reunião Ordinária realizada nesta quinta-feira (10 de junho de 2021) finalizou com três projetos aprovados e um projeto prejudicado. Os parlamentares se reuniram no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, da Câmara Municipal de Divinópolis (MG), onde usaram a tribuna para relatar diversos assuntos de interesse da população.

Todos os pronunciamentos estão salvos na nossa página do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de Divinópolis.

Iniciando o uso da Tribuna Livre, Rogério Fernandes Ferreira Jaques, mais conhecido como Pimpão (da dupla de palhaços Pimpão e Fumaça) se inscreveu para falar sobre a situação dos artistas da cidade, em relação a situação da cultura na cidade. A fala de Rogério também está salva nos nossos canais oficiais.

ORDEM DO DIA

Na abertura da pauta, na segunda parte dos trabalhos, os parlamentares votaram o Projeto de Lei EM-029/2021, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual de Governo do Município de Divinópolis, para o período de 2018 a 2021”, com a inclusão das ações de enfrentamento da Emergência COVID-19. A matéria foi aprovada por 13 votos favoráveis.

Aprovado por unanimidade, também na tarde desta quinta-feira (10/06), o PL EM 028/2021, que autoriza o Poder Executivo a abrir na Secretaria Municipal de Saúde, crédito especial no montante de R$346.642,32 (trezentos e quarenta e seis mil, seiscentos e quarenta e dois reais e trinta e dois centavos). Segundo o executivo, o referido Crédito Especial que se faz necessário para a utilização do superavit financeiro apurado pelas contas vinculadas do exercício anterior, referente à Secretaria Municipal de Saúde.

O Projeto e Lei Complementar EM 003/2021, foi prejudicado e não entrou em votação, tendo em vista que foram apresentadas emendas à matéria. O PL dispõe sobre o pagamento do IPTU e Taxas com ele lançadas, pela Cota Básica Única e Social dos contribuintes que especifica, e a Lei Complementar no 63, de 02 de junho de 2000, que dispõe sobre a Criação do Conselho Municipal de Habitação, Fundo Municipal de Habitação.

Os vereadores discutiram o ainda o PL CM 006/2021, que “Altera o sistema de previdência social e estabelece normas de transição e disposições transitórias”. No entanto, a pedido do vereador Josafá Anderson (Cidadania), o presidente acatou o pedido de sobrestamento de 15 dias.

Já o último projeto na pauta é o PLCM-103/2021, que autoriza o poder executivo a celebrar convênios temporários para tratamentos médicos, como fisioterapêuticos, fonoaudiológicos, psicológicos e outros que se fazerem necessário, para tratamentos de sequelas da COVID-19 foi elogiado por todos os parlamentares em plenário. A matéria foi aprovada por todos os parlamentares presentes.

De acordo com o autor do projeto, com viés de amparar o povo de Divinópolis, este projeto de lei que tem como objetivo autorizar a Prefeitura Municipal de Divinópolis a celebrar convênios temporários para tratamentos médicos, fisioterapêuticos, fonoaudiológicos, psicológicos e outros que se fazerem necessário, para tratamentos de sequelas da COVID-19, nos cidadãos divinopolitanos, dado a alta demanda que acontecerá quando finalmente vencermos este difícil período da pandemia.

MINUTO DE SILÊNCIO

Na terceira parte dos trabalhos, o presidente da Casa, vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), pediu um minuto de silêncio em homenagem à Izaura Maria Teixeira Bueno, Odete Baia Reis Gontijo, Alvimar Moreira, Amilton Beirigo, Jair Vasconcelos (Delegado), Daniel Branquinho, José Donizete Eugênio, Raimundo Lima e Alexssandro Geraldo da Fonseca Alves (Sandinho do Niterói).

 

Foto: Carlos Roberto/Dircom CMD