Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Presidente da Comissão de Saúde visita Aterro Controlado de Itaúna

Presidente da Comissão de Saúde visita Aterro Controlado de Itaúna

por Diretoria de Comunicação — publicado 20/10/2017 16h30, última modificação 05/12/2017 13h04
Presidente da Comissão de Saúde visita Aterro Controlado de Itaúna

Aterro Controlado de Itaúna

O Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis, Renato Ferreira (PSDB), visitou na tarde desta sexta-feira (20) as instalações do Aterro Controlado na cidade de Itaúna. A visita foi acompanhada por engenheiros e peritos ambientais, que aproveitaram a ocasião para emitir um relatório sobre o andamento do trabalho realizado no aterro do município conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

2017 - Visita Aterro Controlado ItaúnaA vistoria contou coma participação da Promotoria de Meio Ambiente na presença do Ronan Santos que é Gerente Superior de Resíduos Sólidos do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna; Ronan José Pereira (motorista da Procuradoria de Meio Ambiente); e das peritas da Promotoria de Meio Ambiente, Rosana de Oliveira – Engenheira Florestal e Luanna de Fátima Oliveira – Engenheira Ambiental.

2017 - Visita Aterro ControladoDe acordo com o Presidente da Comissão de Saúde de Divinópolis, foi constatado que o trabalho realizado no local é de excelência, considerando que é tratado além dos resíduos sólidos, é prestado o serviço de água e esgotamento de toda a cidade. “Eles cuidam da água, do esgoto e do resíduo sólido. No aterro controlado deles há um controle muito bem feito organizado de uma forma nunca vista em toda a região centro-oeste. E no local também há uma área destinada para a coleta seletiva”, explicou Renato Ferreira.

2017 - Visita Aterro Controlado.Segundo informações dos técnicos, a conservação da cidade é vista a olho nu, sem lixos nas esquinas e bueiros, porém todo este trabalho só foi possível acontecer com a ajuda da população, uma vez que os munícipes tem a consciência de separar seu lixo sólido do reciclável, o trabalho fica mais fácil de se concretizar por parte do Poder Público. “Vimos que é uma ação conjunta de Poder Público e população, sozinho os Governantes nunca teriam conseguido realizar um trabalho desta dimensão”, ressaltou o Vereador Renato Ferreira.

2017 - Aterro Controlado ItaúnaQuestionado sobre a possibilidade de trazer a ideia do Aterro Controlado para Divinópolis, o Vereador disse: “eu sai de lá com a visão de que este é um problema que enfrentamos aqui, mas que tem solução, pois quando as pessoas querem fazer é possível mobilizar a todos para que o serviço se efetive. Porém, nós temos que buscar experiência conforme fizemos hoje para viabilizar essa ideia.

Divinópolis está buscando fazer um consórcio com os municípios da região para termos uma solução mais rápida nestas questões, além de ser preciso incentivar a coleta seletiva aqui no nosso município”. O gasto mensal aos cofres públicos de Itaúna para manter o Aterro Controlado, gira em torno de R$ R$ 170 mil.