Primeiro Varal Literário revela qualidade da escrita
Já estão expostos no Espaço Cultural GTO, até 10 de novembro, os poemas e crônicas apresentados ao Primeiro Varal Literário da Câmara Municipal de Divinópolis, em realização conjunta da Escola do Legislativo e a Academia Divinopolitana de Letras.
Participam do certame servidores e funcionários da Casa e pessoas da comunidade que inscreveram 30 poemas e 11 crônicas para análise, seleção e a indicação dos três melhores da Câmara e três melhores entre os participantes da comunidade, em cada categoria. Os critérios de pontuação levam em conta a adequação do texto à categoria inscrita e a correção vernácula.
A premiação consistirá de diploma de mérito concedido pela Academia Divinopolitana de Letras e de livros de seus membros, a serem outorgados, na solenidade de encerramento do Primeiro Varal Literário, em 10 de novembro do corrente ano, às 16 horas no Plenário da Câmara Municipal. A solenidade coincidirá com a abertura do evento Sexta Cultural da Escola do Legislativo.
Estímulo à produção literária
O objetivo deste Primeiro Varal é divulgar e estimular o exercício da redação e da arte da escrita, abrindo oportunidade aos servidores do Poder Legislativo e às pessoas da comunidade, expressarem suas emoções e sua criatividade.
O diretor da Escola do Legislativo, servidor Roberto Franklin de Sousa, afirmou que os trabalhos inscritos confirmaram a boa aceitação que a promoção teve junto dos servidores e junto da comunidade, e mostra que havendo oportunidade e estímulo “o coração se abre”: “São poemas e crônicas bem escritos, de variados conteúdos, mas todos permeados de emoções, de lembranças, de traços biográficos, que já recomendam o prosseguimento do projeto”, elogiou o diretor.
Texto e foto: Flávio Flora