Projeto de Lei que prevê prioridade para doadores é aprovado

por Marcela Knupp publicado 23/02/2021 17h55, última modificação 23/02/2021 18h05
Projeto dispõe sobre o atendimento preferencial aos doadores de sangue, medula óssea e aos inscritos no REDOME, é aprovado na reunião ordinária desta terça-feira.

Foi realizada na tarde desta terça-feira (23), a 7º Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Divinópolis. Na oportunidade, os vereadores comentaram sobre a reunião realizada na última segunda-feira (23), com o Secretário de Saúde, Alan Rodrigo, e abordaram diversos assuntos referentes à cidade, como por exemplo o pedido para limpeza dos campos de futebol, pedidos de operações tapa buraco, problemas na saúde, em especial sobre as cirurgias eletivas.

Já na participação na Tribuna Livre, a cidadã Sidnéia Hermes, contou como funciona o 'Projeto Kola no Copa, Arte na Periferia', que visa oferecer oportunidades às crianças e adolescentes para que se afastem da criminalidade. Sidnéia convidou os vereadores a conhecer mais o projeto e acompanhar de perto a situação do bairro Copacabana.

PROJETOS:

Já na ordem do dia, dois projetos estavam em pauta, aptos para serem apreciados pelos vereadores. O primeiro foi o projeto discutido pelos vereadores foi o do autor Edsom Souza (Cidadania), Projeto de Lei CM 07/2021. Na discussão, o vereador Israel da Farmácia (PDT), pediu sobrestamento de 30 dias, para estudar melhor o projeto.

A segunda matéria apreciada pelos parlamentares foi o Projeto de Lei CM 024/2021, de autoria do vereador Roger Viegas (Republicanos), que foi aprovado por unanimidade, 15 votos favoráveis. O projeto dispõe sobre o atendimento preferencial aos doadores de sangue, medula óssea e aos inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), no município de Divinópolis.

Na justificativa, o Projeto de Lei tem por finalidade incentivar a doação de sangue e medula óssea, na tentativa de superar a carência nos serviços de saúde.

“A doação é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar para ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. Doar é um gesto simples e que tem o poder de salvar vidas. E, todos sabem que é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Mas ainda assim, é necessário mais estímulo por meio de incentivos, pois uma atitude simples pode salvar muitas vidas. É preciso adotar medidas inovadoras para promover uma mudança no comportamento da população em relação à doação”, destacou o vereador autor do projeto, Roger Viegas.

MINUTO DE SILÊNCIO

Ao final da reunião, os vereadores Ademir Silva e Eduardo Print Júnior pediram um minuto silêncio, em homenagem à Tia Ana.