Apresentado projeto que busca a ressocialização de moradores de rua
Uma iniciativa de caráter social e assistencial, com o objetivo de ressocializar moradores em situação de rua de Divinópolis foi o grande destaque da Audiência Pública promovida na última segunda-feira (02.setembro.2019) pela Comissão de Participar Popular da Câmara Municipal de Divinópolis. Com o Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto lotado e uma participação efetiva de entidades acolhedoras e representantes do poder público, o encontro deu os primeiros passos para a formação de uma agenda conjunta visando implantar um projeto que atue em todas as regiões de Divinópolis.
Fazendo uso da Tribuna Livre da Câmara, o empresário Sergio Bebiano, que é presidente do Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis e membro do Grupo Gestor ( colegiado formado por entidades representativas da cidade), explicou a proposta. Segundo ele, em parceria com a iniciativa privada e entidades públicas, especialmente, Prefeitura Municipal, Câmara, Ministério Público e Polícias, seria criada uma rede interligada de acolhimento, onde cada bairro da cidade, receberia uma sede, com espaço voltado para atendimentos primários em saúde, educação, alimentação e reinserção no mercado de trabalho.
Essa iniciativa teria seu custeio viabilizado por por meio de convênios. “Venho trabalhando neste projeto há bastante tempo. Fui em várias secretarias, busquei o máximo de informações possíveis. A proposta é colocar essas pessoas em um local bacana, mas não para que elas tenham somente onde dormir e comer. O projeto abrange muito mais que isso. É um projeto de ressocialização das pessoas que estão nesta situação. Porque, na verdade, temos aqui bons profissionais, boas pessoas que por algum motivo foram parar nesta situação”, detalhou.
Ainda na Audiência, Bebiano sugeriu a locação de imóveis desativados na cidade e a criação de uma agenda de reuniões semanais para lapidar e efetivar o projeto. Ele também apontou que a gestão e execução do projeto seriam realizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social, entidade competente e credenciada para viabilizar a iniciativa.
Em entrevista, o vereador e presidente da Comissão de Participação Popular da Câmara, Edson Sousa (MDB), que coordenou os trabalhos da Audiência Pública, salientou a importância das discussões travadas no Plenário da Câmara.
“Creio que foi uma noite histórica para o Poder Legislativo, pois a nossa casa recebeu a presença de autoridades fundamentais e competentes para nos ajudar a resolver esse problema triste dos moradores de rua de Divinópolis. A proposta apresentada pelo Sérgio Bebiano, que tem conhecimento de causa e experiência, tem o nosso apoio, pois promove não apenas o acolhimento, mas o aspecto da ressocialização, que é tão importante. É tiras essas pessoas da invisibilidade, dar-lhes novamente, o aspecto de cidadãos. Sabemos que temos que avançar em parceria com o Poder Público, para viabilizar as ações e, dessa forma, resgatar a cidadania dessas pessoas que tanto precisam. Fico muito feliz, pois o nosso encontro foi amplo, com várias participações, autoridades, moradores, lideranças e esse é o papel nosso: promover e encaminhar discussões pelo bem de Divinópolis. Esperamos nos próximos dias avançar com essa proposta, em parceria com as entidades privadas e Conselho Municipal de Assistência Social, dentro das ações da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Divinópolis”, destacou.
Integração nos Bairros
Ainda de acordo com o presidente da Comissão de Participação Popular, vereador Edson Sousa (MDB), o colegiado irá acompanhar a instalação do projeto por meio de Audiências Públicas nos Bairros onde ele foi implantado. "Dentro da proposta de ter uma Casa de Acolhimento, uma sede em cada bairro, queremos, inicialmente, convocar os moradores, a sociedade em geral, para debater a melhor forma de implantar essas unidades. É fundamental que em cada localidade, todos se mobilizem para que o projeto tenha, efetivamente, capacidade resolver os problemas dos moradores de rua", finalizou.
Diretoria de Comunicação - Dircom
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis