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Relatorio da Mesa Diretora revela economia de 38,38% em 2018

por dircom — publicado 29/12/2018 11h55, última modificação 29/12/2018 18h16
A implementação de recursos e mecanismos de participação e transparência das atividades legislativas (via digital) e redução de custos administrativos e gastos considerados supérfluos, que passam de R$ 1,124 milhão, foram algumas das decisões marcantes do último biênio.

Na tarde de sexta-feira 28, a Coordenação de Comunicação da Câmara Municipal apresentou o Relatório Anual de Gestão 2018 da Mesa Diretora.

O período foi presidido pelo vereador Adair Otaviano (MDB), junto com a primeira-secretária Janete Aparecida (PSD), o vice-presidente Josafá Anderson (PPS) e o segundo-secretário Raimundo Nonato (PDT), e auxiliados diretamente pelo pelos servidores Flávio Ramos (Secretário-Geral) e Vander Lúcio Penha (Secretário Legislativo) e demais órgãos da estrutura administrativa.

Em 2018, o vereador-presidente continuou com sua meta de reduzir os custos operacionais do Poder Legislativo Munici­pal, alcançando uma economia de 38,38%, em relação à gestão anterior, “sem prejuízo das atividades de meio e fim da Câmara”, segundo Adair Otaviano. Os resultados econômicos e o bom uso dos recursos públicos foram as marcas da atual gestão.

O relatório apresentado foi dividido em cinco partes: Principais realizações do ano; Gestão econômica; Continuidade administrativa; Atividades legislativas; e Escola do Legislativo.

As principais realizações foram assim resumidas e posteriormente comentadas pelo presidente:

► Adaptação e sinalização padrão internacional para portado­res de necessidades especiais;

► Substituição de lâmpadas convencionais por diodo emissor de luz (lâmpadas Led);

► Conclusão das reformas externa e interna e da nova pintura da sede da Câmara;

► Contenção e corte de gastos supérfluos, garantindo redução de 38,38% em despesas com veículos locados, compras, alugueis de estacionamento, celulares corporativos e contratos trabalhis­tas, o que levou a uma economia de R$ 1,124 milhão;

► Recomposição salarial dos servidores e funcionários do Legis­lativo, atingindo 11,81% na atual gestão (7,86%, em 2017, e 3,95%, em 2018);

► Abertura de licitação para instalação de equipamento de pro­dução de energia solar fotovoltaica no telhado da sede da Câma­ra, no valor de R$ 380 mil;

► Implantação do Núcleo de Contratos e Convênios da Câmara;

► Implementação de novo modelo de controle dos bens móveis da instituição;

► Novo sistema de filmagem e arquivamento de imagens do sistema de segurança interna;

► Instalação da Galeria das Ex-Vereadoras de Divinópolis.

► Incrementação do novo sítio eletrônico da Câmara Municipal, com aperfeiçoamentos do sistema operacional, especialmente, do novo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL);

► Implantação de mecanismos de acompanhamento (ao vivo) das Audiências Públicas por meio do E-Democracia;

► Disponibilização de aplicativo especial de apoio à atividade de vereança e acesso fácil aos serviços da Câmara via smartphone;

► Apoio logístico à Justiça Eleitoral durante o período eleitoral com os veículos e servidores da Câmara;

► Autorização para eventos solenes e honoríficos, exposições no Espaço Cultural GTO e usos especiais do Plenário Zózimo Ramos Couto, por organizações da sociedade.

 

Texto: Flávio Flora

 

O relatório, na íntegra, está publicado aqui.