Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 15ª Reunião Ordinária de 27-03-2018

Resumo da 15ª Reunião Ordinária de 27-03-2018

por dircom — publicado 27/03/2018 16h50, última modificação 29/03/2018 16h16

Durante a 15ª Reunião da Câmara, realizada na tarde da terça-feira, 27 de março,  fez uso da Tribuna Livre o Sr Mozart Paulino Braga que falou sobre o que os eleitores esperam dos políticos.

Projetos que foram aprovados:

Plcm 184/2017 - projeto de lei ordinária do legislativo municipal - Altera dispositivos da lei nº 8.353 que muda a lei nº 1.071 de 21 de novembro de 1973, que estabelece o código de obras de Divinópolis. - Determina que para retirar o certificado habite-se o cidadão doe uma árvore. 

Autor: Vereador Cleitinho (PPS)

 

Plem 13/2018 - projeto de lei ordinária do executivo municipal - Altera zoneamento de uso e ocupação do solo, em conformidade com a lei municipal nº. 2.418, à área que menciona.

Autor: Prefeito Galileu Machado

 

Projetos que tiveram votação adiada: 

Plcm 173/2017 - projeto de lei ordinária do legislativo municipal - Fica instituído o Dia Municipal da Adoção,Proteção e Bem-estar dos animais no município de Divinópolis.

Autor: Vereador Eduardo Print Jr (SD)

  

Plcm 1/2018 - projeto de lei ordinária do legislativo municipal - Da nova redação do art. 1º da nº 7579 de 14 de junho de 2012, que regulamenta a renovação de alvará de funcionamento das indústrias siderúrgica instaladas no Município de Divinópolis.

Autor: Renato Ferreira (PSDB)

 

PLCM 17/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal - Proíbe a comercialização ou fornecimento de bebidas, alcoólicas ou não, em garrafas, ou copos de vidro ou similares, em eventos públicos ou abertos ao público, realizados no município de Divinópolis.

Autor: Vereadora Janete (PSD)

 

PLCM 19/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal - Denomina sargento Jair Antônio de Azevedo, a Praça 01, localizada no bairro Altaville, neste Município.

Autor: Vereador Kaboja (PSD)

 

Plem 28/2017 - projeto de lei ordinária do executivo municipal - Autoriza o poder executivo a permutar imóvel de propriedade do município, com o de propriedade da empresa Maneri e Pires Aministração e Empreendimentos ltda.

Autor: Prefeito Municipal

 

Assista a Reunião na Íntegra:

  

Confiram o Resumo dos Pronunciamentos:

 

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Falou que o Tribuno está certo em questionar o que o povo espera dos políticos mas também deveria questionar o que os políticos esperam do povo que está sempre deitado em casa eternamente em berço esplendido. Disse que a Câmara só enche quando tem algum projeto que meche no bolso do consumidor. Disse que não é candidato a Deputado Estadual. Disse que não pode largar sua empresa nas mãos do funcionários e que o povo, que é patrão do político faz isso deixando que os mesmos façam tudo sem interferir. Afirmou que a população não se mobiliza para questões sérias mas que o carnaval sempre arrasta multidões. Disse que paga mais do que o povo que diz que paga e gosta de colocar dedo na cara do político. Disse que as panelas pararam de bater porque queimaram no fogo e que a corrupção está gritando nos nossos ouvidos. Que em outubro tem novas eleições para escolher um novo presidente que não manda nada porque quem manda é o Congresso. Disse que não concorda com o reeleja ninguém porque alguns trabalham, assim como alguns entre a população que também fazem sua parte. Disse que a Vigilância Sanitária interditou o “Canto da Mina” e que a população não gostou mas ela está correta porque a água está contaminada com coliformes fecais. Disse que a mina só será liberada quando a água for descontaminada.

 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Disse que concorda com o Tribuno Mozart Paulino que criticou o excesso de partidos no país, que tem 35 siglas, quase todas na base do Presidente do Michel Temer. Disse que na rua ouve muitas reclamações contra os políticos. Afirmou que espera apenas um pouco de respeito porque todo parlamentar tem direito de se expressar e criticou membros da imprensa que considera inteligentes mas se “deixam levar” e que publicar algo assim trabalhando pra apenas um Vereador. Afirmou que Cleitinho, ele e outros tem cada um o seu jeito e que todos estão trabalhando para a população e não fazendo teatro. Disse que não pode concordar com pessoas “vendidas” que muitas vezes nem de Divinópolis não são e criticam o seu trabalho. Disse que aceita quando falam mal de seu trabalho mas quando o fazem devem fazer com coesão e que como radialista nunca vendeu sua opinião. Afirmou que trabalhou com voluntário no mutirão para combate à dengue na região do bairro Danilo Passos. Relatou que o dinheiro que recusou do seu aumento de seu trabalho será usado para implementar um projeto social de caráter esportivo no bairro Jardinópolis. Disse que não entende porque três vereadores considerados “vendedores de ilusões” são criticados. Afirmou que a crítica tem que existir, mas desde que seja justa.

 

SargentoVereador sargento Elton (PEN) – Disse que o seu sonho é implementar uma nova maneira de fazer política em todo o país e que a renovação da Câmara é grande. Disse que foram gastos 840 milhões em auxílio reclusão no país com valor médio de 998 reais para familiares de detentos. O valor está acima do que é pago como salário mínimo e o benefício pode durar um ano, cinco anos ou até ser vitalício. Afirmou que esses valores deveriam ser passados para as vítimas de crimes e não para as famílias do criminosos. Afirma que muitas famílias perderam seu sustento quando o pai foi assassinado por ladrões. Que mulheres tiveram a vida destruída pelo estupro. Disse que o Brasil vive uma inversão de valores e incentiva a criminalidade com um benefício como esse. Afirmou que os deputados que querem reeleição devem debater as pautas da comunidade como essa questão do auxílio reclusão, da condenação da segunda instância e outras que são de anseio popular. Informou que protocolou projeto sobre veículos imóveis abandonados em via pública para substituir lei anterior que afirma que não resolve o problema. Sua proposta, define que em 60 dias se o proprietário não remover o veículo que o mesmo será vendido como sucata. Citou apoio jurídico para a medida. Defendeu seu projeto de Lei que exige curso superior para Secretários Municipais. Informou que bandidos ameaçaram trabalhadores municipais, até com disparos de arma de fogo, no entorno do córrego que foram fazer limpeza. 

 

Ze LuizVereador Zé Luis da Farmácia (PMN) – Parabenizou o Tribuno Mozar Paulino por seu trabalho junto a Associação de Ciclistas e destacou seu apoio ao projeto Domingo Esportivo. Afirma que o mesmo está correto. Disse que possui poucos projetos mas os que apresentou são relevantes e que não quer aumentar ainda mais o número de leis que existem na cidade que muitas vezes sequer tem respaldo. Disse que já se reunião com o novo Secretário de governo Roberto Antônio e o mesmo afirmou que quer promover uma gestão unificada, com a comunidade e lideranças, sem revanchismo. Relatou que visitou o Secretário de Cultura, Osvaldo André que falou sobre as dificuldades financeiras em razão da falta de repasses por parte do Governo do Estado, entre eles, os recursos do IPVA. Agradeceu a Secretária Cláudia Machado pela Operação Tapa Buracos na região do bairro São José, em especial na Av. Paraná e Castro Alves. Agradeceu também pela limpeza de algumas ruas desta região.

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Elogiou Jean, empreendedor do São José que está lançando novo projeto na cidade que contribuirá para o desenvolvimento. Disse que sábado foi um dia importante para a cidade e que ao lado do Deputado Federal Domingos Sávio participou de reuniões importantes para tratar de recursos para Divinópolis. Cobrou dos outros deputados que prometeram em vídeo recursos para a UPA que cumpram suas promessas. Afirmou que só a emenda de Domingos Sávio chegou até agora. Disse que vários prefeitos estão entrando na justiça contra o Governo do Estado e cobrou que os mesmos sejam normalizados porque os municípios estão em situação dificil. Disse que todos os vereadores trabalham de segunda a segunda para pressionar e que tem pessoas hoje aguardando por cirurgias que não acontecem por causa do atraso nestes repasses.

 

NegoVereador Nêgo do Buritis (PEN) – Informou que a estrada do Buritis já está sendo patrolada e que espera que os problemas sejam resolvidos já que o trabalho teve início na segunda-feira. Disse que o Vereador é eleito para cobrar, fiscalizar e legislar e que não faz obra mas que está sempre cobrando as demandas da população. Afirmou que muitos bairros estão sujos e precisam de limpeza e que vai sempre fazer estas cobranças esperando que sejam resolvidas já que é um pedido da população.

 



JaneteVereadora Janete (PSD) – Disse que recebe com respeito as críticas de Mozart Paulino mas lembro que Vereadores não fazem obra, apenas fiscalizam, indicam e legislam. Disse que o dinheiro da Prefeitura hoje é insuficiente para as demandas e que a cidade está tomada pelo mato e pela sujeira. Falou de sua alegria em assumir a presidência do PSD e que precisamos de mais mulheres na política brasileira. Disse que as crianças estão despertas para a política e cobram mais moralidade e respeito com o povo. Falou da homenagem que o grupo “Mulheres em Ação” prestou sendo que foram agraciadas diversas mulheres, algumas em profissões que antes eram consideradas exclusivas de homens. Disse que temos que ficar atentos porque a todo momento a população está sendo saqueada pelo Governo e que a educação e a saúde estão em situação crítica o que é uma vergonha. Afirmou que não concorda com o preconceito contra as mulheres no trânsito já que as estatísticas comprovam que elas causam menos acidentes. Criticou o assédio que as mulheres sofrem em diversos ambientes, como durante caminhadas, quando em roupas de ginástica, são chamadas por palavras degradantes.

 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Disse que o empreendedor Jean pode contar com seu apoio para o projeto que desenvolve no São José. Afirmou para a Vereadora Janete que pode contar com seu apoio para a reforma da quadra do Alto São Vicente. Disse que hoje existem vários poderes, inclusive a imprensa e agora também as redes sociais. Afirmou que não adianta criticarem seus vídeos afirmando que gosta de aparecer porque gosta mesmo já que é artista, mas que gosta de aparecer por coisas boas. Disse que graças as redes sociais muitas coisas estão mudando no país e que ela surgiu para tirar a sujeira que está debaixo do tapete. Afirmou que está na Câmara para aprender, trabalhar e fazer de tudo para que no futuro as pessoas que o criticam, elogiarem. Disse que sua política é diferente da de Kaboja, mas que tem respeito pelo mesmo e gostaria de elogiá-lo em nome da família do Frank, ao ajudar o mesmo a viabilizar atendimento pelo estado para um tumor que acometeu o mesmo. Afirmo que embora discorde dos vereadores em vários momentos, agradece o mesmo por ter se empenhado nesta missão. Afirmou que não adianta lhe pressionar sobre eleições 2018 e que ele é que vai decidir. Criticou os políticos que desviam dinheiro e afirmou que deveria existir pena de morte para quem rouba do povo. Disse que não tem curso superior e que está se preparando para isso porque quer aprender mais. Pediu que acabe o foro privilegiado e diminuam os números de políticos.

 

César TarzanVereador César Tarzan (PP) – Parabenizou o Padre Cristiano pelas celebrações na Igreja de São Vicente d Paulo e elogiou a equipe voluntária. Informou que as atividades continuam e falou da beleza deste momento. Informou que esteve no bairro Nova Fortaleza II, à convite do Líder Comunitário Amarildo e ficou chateado com o fato de o bairro estar praticamente abandonada e que vai se unir com outros vereadores, como Josafá para tentar conseguir algo em benefício da comunidade. Falou sobre ponte na Rua Rosa Fonseca e Silva, no bairro Santa Rosa, que nunca sofreu reparos, sendo uma travessia de madeira e que tentou passar pela mesma até perceber que ela está interditada e que pedestres continuam utilizando a mesma, correndo risco de se ferir. Afirmou que vai levar a demanda para a Secretaria de Obras e Usina de Projetos para tentar resolver o problema. Disse que relatou o desespero da moradora Deise da Rua Estados Unidos, no bairro Sagrada Família, onde a rede pluvial estourou dentro do lote da mesma e que agora está feliz porque a Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Defesa Civil que informaram estarem se preparando para resolver o problema.

  

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano (MDB) – Cumprimentou o Tribuno Mozart Paulino pelo pronunciamento sobre o que a população espera dos políticos. Disse que os políticos de hoje são a cara dos eleitores que os elegeram já que não existe nenhum mandatário que foi escolhido sem ter o voto. Afirmou que para ter bons políticos é preciso ter bons cidadãos que votem de maneira consciente. Disse que o maior analfabeto é o analfabeto político e que quem não gosta de política é governado por quem gosta. Disse que a boa política começa dentro da nossa casa, com os próprios filhos e que a política é ruim para quem a pratica de maneira equivocada. Relatou que no passado fez várias denúncias sobre o Aeroporto Brigadeiro Cabral que no passado chegou a servir de local para churrasco e festas para empresários quer ali possuem hangares. Afirmou que recebeu denúncias que haviam pessoas que tinham hangares sem ter aeronave e terceirizaram os espaços e criticou o fato de a prefeitura autorizar uma situação desta. Disse que a possibilidade de o aeroporto perder vôos também é culpa do estado que não faz seus repasses para o município e que a Prefeitura já arcou com 18 milhões em procedimentos que seriam de responsabilidade do Governo do Estado. Afirmou que os donos de hangares não tem pago o aluguel que devem para a prefeitura e que foi feita uma reunião para tratar do assunto e que foi discutido o contrato que o ex-prefeito Vladimir fez com a empresa SOCICAM , valor considerado algo e que gera prejuízos para o município, ao invés de dar lucro. Afirmou que o Prefeito Galileu herdou dívida da gestão anterior com a SOCICAM. Afirmou que os repasses para o SUS estão prejudicando o atendimento na área da saúde e agravando a situação dos pacientes. Afirmou que só para a UPA já são mais de 2 milhões devidos. Disse que na próxima semana o Prefeito Galileu deve ir a Brasília para entregar o aeroporto para a infraero e fazer com que ele de lucro.