Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 21ª Reunião Ordinária de 19-04-2018

Resumo da 21ª Reunião Ordinária de 19-04-2018

por dircom — publicado 19/04/2018 17h15, última modificação 20/04/2018 17h33

Durante a 21ª Reunião da Câmara fez uso da Tribuna Livre o Sr. Antônio Pinto que prestou esclarecimentos ao Vereador Ademir.

 

Projetos que foram aprovados

Plem 20/2018 - projeto de lei ordinária do executivo municipal - Dá nova redação ao art. 3º da lei nº 2.508, de 11 de maio de 1989, que autoriza o poder executivo a doar à instituição das Servas de Maria, Ministras dos Enfermos, imóvel de propriedade do município.

Autor: Prefeito Galileu Machado

  

Plcm 75/2017 - projeto de lei ordinária do legislativo municipal – Garante a inclusão dos portadores de visão monocular nos programas sociais do município e a reserva de vagas em concursos públicos.

Autor: Vereador Cleitinho (PPS)


Projetos que tiveram votação adiada

 

 

Plem 15/2018 - projeto de lei ordinária do executivo municipal - Altera o zoneamento de uso e ocupação do solo das áreas do parcelamento bairro residencial José Lopes, e de lotes contíguos, neste município.

Autor: Prefeito Galileu Machado

Assista a Reunião na íntegra

  

Confira o resumo dos pronunciamentos:

AdemirVereador Ademir (PSD) – Cumprimentou o Sr Antônio do Campina Verde que fez uso da Tribuna e disse que foram feitas cerca de 20 reuniões na época da campanha e que a promessa que fez após ouvir o povo, está correndo atrás. A única coisa que prometeu foi que estaria durante os quatro anos correndo atrás do prefeito e dos secretários e das lideranças de outras esferas, para que a comunidade receba as obras que precisa. Disse que quando assumiu sabia dos desafios devido a crise financeira e pelo fato de não ser da base. Destacou porém várias ações que já realizou como limpeza, recuperação de vias e outras , nos bairros da região do São Roque e Tietê. Destacou que foi reativada a escolinha de esporte, transporte escolar e realizadas obras na porta da igreja. Pediu que a Caixa Econômica Libere plano de licitação para iniciar obra no acesso ao bairro Fábio Notini. Disse que tem trabalhado sim para o bairro Campina Verde e pediu desculpas ao Tribuno caso não tenha conseguido atender todas as demandas já que os recursos para algumas obras não dependem de vereador. Convidou moradores do São Roque para inauguração da Academia Ao Ar Livre, hoje às 17h com a presença do Prefeito Galileu e do Deputado Fábio Avelar. Amanhã será a vez da inauguração no Quilombo no mesmo horário.

 

JosafáVereador Josafá (PPS) - Disse que a recomposição das vias calçadas em Divinópolis tem tido sobra de pedra o que indica que o trabalho não está sendo bem feito e pediu que o serviço seja feito com asfalto para maior durabilidade. Informou que está bem adiantada a obra da ETE no Rio Itapecerica e que não tem visto movimentação no Córrego do Bagaço onde o trabalho ficou por conta da Prefeitura e sugeriu que a COPASA assuma esta obra na região do bairro Nova Fortaleza. Informou que as obras da MG 050 ganharão rítimo acelerado após a liberação de licenciamentos ambientais mas que no bairro Icaraí a situação ainda é complicada porque o DER quer fazer alterações no projeto. Informou que está sendo revitalizada a quadra do Sera Verde que irá sediar inclusive torneio de futsal.

 

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Disse que o tribuno falou muitas verdades sobre vereadores que fazem obra. Disse que ouvir os vereadores dá a impressão de que eles estão fazendo muitas obras e que é tudo mentira, que em época de eleição aparece todo tipo de obreiro, que faz campo, escola, posto de saúde, capina e outras. Afirmou que é tudo mentira porque a Câmara não é lugar de obra e que a população está ficando esperta. Disse que os políticos tem sido flagrados em aeroportos e quem votou contra Dilma está tomando café com votou a favor. Questionou neste caso qual é o maior mau caráter. Afirmou que morre de rir quando vereador faz indicação e quando sai a obra da até briga para ver quem vai levar a cartinha falando que foi ele. Disse que o cidadão não pode reclamar porque os políticos foram escolhidos por eles. Afirmou que tem que aproveitar os obreiros porque só tem obra de quatro em quatro anos e que Divinópolis tem vereadores “sucupirianos”. Falou para a população aceitar os obreiros em casa e aproveitar porque milagres de novo só daqui há quatro anos. Destacou os cem anos da E.E. Padre Matias Lobato, em especial Rute dos Santos que dirigiu a escola e tirou muitas pessoas da ignorância. Citou outras personalidades que passaram pela escola. Lamentou a falta de vereadores na Missa comemorativa da escola. Disse que vai subir o morro do congado até o último dia da sua vida e destacou a festa de Santo Expedito. Elogiou o ex-vereador Adilson Quadros que considera um líder elegante. Disse quer se algum dia surgir vale transporte para estudantes que a indicação original é de sua autoria.

 

JaneteVereadora Janete (PSD) – Elogiou o Vereador Ademir por sua dedicação para conseguir as coisas para o seu bairro. Informou que foi procurada por mulheres grávidas que questionam falta de medicamento para gravidez de risco na farmácia municipal e que após intervir com a SEMUSA foi notificada de que o remédio já está novamente disponível. Informou que está trabalhando a prevenção da violência obstétrica e que sabe que apenas a lei que trata do assunto não é suficiente e que por isso realizará um simpósio com este tema, nesta sexta-feira, no auditório do SENAC. Falou da importância dos jovens estarem acompanhando as reuniões como ocorrendo. Destacou que o trabalho do vereador não ocorre apenas as terças e quintas já que participam de reuniões e outras atividades. Falou de sua fé em Santo Expedito e convidou todos os vereadores para estarem presente na missa que será celebrada as 19h. Afirmou que a cidade realmente precisa de um santo ajude nas causas urgentes. Destacou o simpósio que discutiu abuso infantil e questionou a falta de políticas públicas para as crianças que estão sendo mortas, maltratadas e transformadas em zumbis. Alertou para os telefones que são perigosos nas mãos das crianças. Disse que vai informar sobre aplicativos perigoso ou que ajudam os pais e citou um que cria amigo virtual para a criança que no fim termina por ameaçá-la e levá-la até a morte. Alerto para os vários grupos que incentivam suicídio.

 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Desejou melhoras ao Vereador Renato para que o mesmo possa em breve retomar suas atividades. Disse que os vereadores realmente não fazem obras, mas ouvem a população e que depois buscam recursos junto a deputados e outras autoridades para que a obra seja realizada. Disse que é um vereador obreiro, mesmo sem ter feito nenhuma obra, porque conseguiu muitas emendas parlamentares, somando mais de cinco milhões de reais, para Divinópolis, inclusive para custeio da UPA. Destacou outras ações como alambrado Jusa e disse que não embora não tenha feito, foi quem pediu e consegui com o Deputado Federal Domingos Sávio. Afirmou que está acompanhando a licitação da obra para a rua Leda no bairro Icaraí, onde as obras acontecem através de emenda que conseguiu com o Senador Zezé Perrela. Lembra que também conseguiu milho e feijão para a COOPRAFAD. Afirmou que embora não faça obra, o vereador é o elo entre o povo e os agentes políticos. Disse que são elo também entre os presidente de bairro e a prefeitura. Disse que com os deputados também consegui ambulâncias e benfeitorias. Que não foi ele quem deu, mas que foi o elo, que esse é o papel e não vê nada demais nisso. Disse que está presente em atividades da cidade quando convidado. Disse que frequenta a igreja de Santo Expedito e por isso não poderia deixar de lembrar o seu padroeiro e convidou para as barraquinhas após a missa. Informou que visitou as ruas La Paz e Quito no Belvedere e também o bairro Santa Lúcia onde moradores estão vivendo pesadelo porque os calceteiros estão deixando obras pela metade, após pegar o dinheiro dos moradores. Informou que está sendo estudada uma forma de punição para estes calceteiros.

 

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Afirmou que a comunidade de Córrego Falso está aguardando há um ano para que coloquem o forro no posto de saúde e que não concorda com a alegação da prefeitura de que o trabalho está no cronograma. A população já comprou o forro. Reclamou da falta de limpeza no entorno das escolas. Criticou a Secretária de Viação e Obras porque na entrada da Avenida JK o mato está muito alto. Criticou também na Secretaria de Trânsito em razão das intervenções e buracos na Avenida Dolores Aguiar Rabelo e questionou competência dos engenheiros. Resgatou a história da Joaquim da Silva Xavier, Tiradentes e destacou a história mineira. Afirma que Tiradentes lutou porque pagávamos 20% de impostos o que era alto e hoje pagamos até mais, de 50 a 60% porque os ratos saíram da toca e surrupiaram a nossa dignidade. Disse que Ministros do STF são mais conhecidos do que jogador de futebol por causa da corrupção. Afirmou que o Governador Fernando Pimentel matou vários mineiros por desviar recursos para vacinação contra a febre amarela e não fazer repasses para saneamento e saúde. Criticou Gleise Hoffman por estar convocando terroristas para atacarem o país.

 

Ze LuizVereador Zé Luiz da Farmácia (PMN) - Discorreu sobre a virose Pé-Mão-Boca, vírus em circulação em Divinópolis e também sobre o H3N2, citando o Jornal Agora do dia, que fez reportagem de capa sobre o assunto. Informou os cuidados médicos a serem tomados para evitar a doença. Cumprimentou a EE Pe. Matias, através de seus professores, pelos 100 anos, citando ex-alunos, dentre estes, a escritora Adélia Prado. Elogiou o Promotor Casé, pela campanha “Todos Contra Pedofilia” e destacou evento realizado na Faculdade Pitágoras para orientar educadores.

 



CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) - Cumprimentou o Vereador Renato, que se encontrava hospitalizado. Criticou o Senador Aécio Neves, indiciado pelo STF, conclamando a todos não votar nele nem para síndico de prédio. Defendeu a não reeleição de nenhum político e a atualização do Código Penal Brasileiro, com leis mais severas para penalizar os bandidos e se postou contra o foro privilegiado para políticos.

 



César TarzanVereador César Tarzan (PP) - Cumprimentou o atleta Henrique Lane, que irá disputar o campeonato Strongman, em São Paulo, sendo o único representante de Minas, no evento. Destacou a atuação de Dona Maria José, pelo trabalho no Bairro Belvedere 2. Discorreu sobre problema da Rua Dolores Rabelo, informando que esteve com o Rodrigo da prefeitura, o qual disse que o buraco na tal rua, é de responsabilidade da empresa que fez o asfalto. Enfatizou o Projeto Vereador César Tarzan nos Bairros, garantindo que vai visitar os 275 bairros da cidade para ver a realidade de cada um destes locais, por isto, ele é a voz da população junto à prefeitura, garantiu. Conclamou aos moradores ligarem para seu gabinete, solicitando sua visita. Agradeceu a Cláudia Abreu e ao Rodrigo Assis, pelo empenho nas obras de patrolamento, que em seguida, também será executado no Bairro Vale do Sol. Disse que no dia de ontem, foi feito o patrolamento da Rua Estados Unidos, onde está faltando apenas o acabamento da capina. Informou que em breve, terá início seu novo Projeto: “Vereador César Tarzan nas Escolas”. Solicitou ao Executivo a sinalização em todos os arredores das escolas dos bairros. Relembrou que ele com apoio do Vereador Cleitinho, através de parceria com a iniciativa privada, viabilizaram o feitio de um passeio ao redor da Escola Gonçalves de Matos, cuja diretora solicitou a construção de um elevado com faixa de pedestre para acesso à unidade de ensino.   

 

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) - Destacou a presença do ex-vereador Chico Lima em plenário. Destacou a votação do projeto que doará terreno do município para as Servas de Maria. Concordou que Vereador não faz obra mas trabalha para que as obras pedidas pela população sejam aceitas. Disse que as ruas pediram para Galileu voltar mas voltou acompanhado de muita gente e estas pessoas não foram aclamadas pela população. Disse que com a Reforma Administrativa o Prefeito tem a oportunidade de arrumar a casa e que pode fazê-lo se não se ater a pequenas mudanças de cargo. Sugeriu que todos os ocupantes de cargos comissionados do primeiro e segundo escalão coloquem os mesmos a disposição, retornando apenas aqueles que tiverem correspondido as expectativas da gestão. Informou que irá se reunir com o Prefeito na sexta-feira pela tarde para tratar do assunto e que reforma não é só extinguir a Usina de Projetos ou reduzir a SELT a uma diretoria. Destacou que Everton Dutra não poderá mais permanecer no governo por ser parente do vice-prefeito e portanto só poderia ser nomeado para cargo de primeiro escalão. Criticou a falta de projetos para atrair investimentos para a cidade que sofre com a baixa empregabilidade. Criticou a inércia do governo e citou que apresentou projeto de empresa que queria se instalar na cidade, erando 200 empregos e que não se viabilizou. Outra pauta na reunião com o prefeito serão as obras para as quais viabilizou recursos e que deverão ser realizadas no bairro Icaraí.

 

EdsonVereador Edson Sousa (MDB) – Disse que o bairro Porto Velho está triste porque perdeu José Orozimbo. Parabenizou Ana Bárbara que considera uma eterna presidente do bairro Porto Velho. Disse que quando o Vereador Marcos Vinícius fala tem o dom de mudar as coisas mas que fica preocupado quando vê o vereador pedindo para secretários entregarem os cargos e se questiona sobre o que ainda vem pela frente na cidade ao ponto de um parlamentar fazer um pedido desses. Disse que Marcos Vinícius é um dos homens públicos mais honrados da cidade e que pela primeira vez viu alguém pedindo para o secretariado entregar os cargos. Questiona o que estaria por trás disso. Disse que irá apresentar três dados que assustarão a imprensa e os moradores. Citou o ITBI, ISSQ e as mulas em Divinópolis. Afirmou que os três aumentaram em cerca de 20% no Governo de Galileu quando comparados com a arrecadação no último ano de Vladimir. Afirma que estão preparando terreno para algo pior do que está por vir. Afirma que estão preparando uma falsa reforma administrativa e que já foi presidente da Comissão de Administração onde teve uma postura litúrgica e agora será apenas uma voz nesse deserto que é Divinópolis. Afirma que o ITBi é uma fábrica de dinheiro e que o Governo que seria adesista, até agora não mostro a que veio. Pediu que o Prefeito Galileu compareça a Câmara para se explicar.

  

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano (PMDB) – Cumprimentou o Vereador Renato Ferreira que se encontra em tratamento de saúde. Cumprimentou também o Tribuno Antônio Pinto. Disse que tem consciência de que vereadores não faz obras e que este é u porta-voz dos cidadãos de Divinópolis. Disse que faz indicações e destacou que váriaa são atendidas como o patrolamento das comunidades Córrego do Paiol, Boa Vista, Sete Lagoas, Paivas, Tavares, Boa Esperança, Ferrador, Roseiras, Ribeirão Frio e outras que para acontecer aguarda apenas o cascalhamento. Informou que pediu também a extensão da linha de ônibus do Buritis até Ribeirão Frio o que foi atendido, facilitando para moradores e estudantes. Disse porém que no período chuvoso o tráfego é difícil e chamou a atenção do Prefeito Galileu para o cascalhamento das vias após o patrolamento. Informou que o bebedouro e a cadeira do dentista no ESF do Córrego do Paiol não estão funcionando e pediu que sejam feitas as correções. Relatou que fez visitas a bairros da região Sudeste, em locais como o CSU do bairro Interlagos e que a quadra poliesportiva aguarda a instalação das cestas de basquete que já foram adquiridas mas estão amontoadas em um canto prestes a enferrujar. Destacou os vários projetos esportivos que acontecem no local, bem como serviços na área da saúde e educação. Informou que pediu a capina e limpeza do local na Secretaria de Viação e Obras porque demais secretarias que ocupam o local não possuem material humano para estas intervenções. Pediu poda das árvores que são altas e a qualquer momento podem ter queda dos galhos. Relatou que visitou o bairro Aeroporto e pediu limpeza da Avenida Brigadeiro Cabral e outras do entorno, destacando que algumas precisam ser patroladas. Disse que na última reunião pediu intervenções em ruas dos bairros Interlagos e Antônio Fonseca e que a máquina da prefeitura esteve no local nesta semana. Informou que visitou com o Secretario Julio Campolina, da Usina de Projetos os locais: bairro Paraíso, na Rua Dinamarca, ao lado da quadra da escola onde existe uma pequena passarela que não oferece segurança, pediu abertura da Rua Olímpio gomes Branquinho ligando os bairros Mar e Terra e Cidade Jardim. Pediu também que seja feita uma passagem na Rua José Teodoro Ferreira. No bairro São José pediu que seja construída uma ponte ou galeria sobre o córrego na Rua Marechal Castelo Branco. Pediu também que seja retirado o trânsito pesado da Rua Piauí e entorno, na área que dá acesso ao São José.