Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 29ª Reunião Ordinária de 22-05-2018

Resumo da 29ª Reunião Ordinária de 22-05-2018

por dircom — publicado 22/05/2018 17h27, última modificação 22/05/2018 17h27

Inscrito para falar sobre a UPA Padre Roberto, Antônio Eustáquio Novaes não compareceu.

 

Confiram projetos que foram aprovados:

 

PLEM 40/2017 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - ATRIBUI ZONEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO AO PARCELAMENTO DE SOLO URBANO DENOMINADO BAIRRO RESIDENCIAL SOLARIS, ZONA CADASTRAL Nº 45, NESTE MUNICÍPIO.

Autor: Prefeito Galileu Machado

 

PLEM 43/2017 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - ATRIBUI ZONEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO AO PARCELAMENTO DE SOLO URBANO DENOMINADO BAIRRO RESIDENCIAL ALTAVILLE, ZONA CADASTRAL Nº.45, NESTE MUNICÍPIO.

Autor: Prefeito Galileu Machado

   

Confiram projetos que tiveram votação adiada: 

PLEM 12/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - ATRIBUI ZONEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO À GLEBA Nº 003, ZONA CADASTRAL Nº 45, EM LUGAR DENOMINADO “FAZENDA CATALÃO”, NESTE MUNICÍPIO.

Autor: Prefeito Galileu Machado

 

Assista a reunião na íntegra:

 

Confira o Resumo dos pronunciamentos: 

 

 Adair Otaviano

Presidente – Vereador Adair Otaviano

Disse que quer tratar de assuntos que interessam ao cidadão e faz a cidade crescer e não de picuinhas de quem está com “dor de cotovelo”. Destacou que vereador não faz obras, faz leis e fiscalizar o Executivo, mas que pode ser parceiro deste, sem que a Câmara seja submissa, fazendo assim que com os benefícios chegue ao cidadão. Destacou o projeto “Ação nos bairros” e parabenizou o presidente Elielson do Copacabana, bem como a Secretária Cláudia Abreu, que nesta primeira ação conseguiram muito sucesso nos bairros Copacabana, Santo André e João Paulo II que foram atendidos com diversos serviços como capina, limpeza de bueiros, restauração de prédios públicos e outras. Diversas regiões da cidade serão atendidas em breve, sendo priorizados os bairros periféricos. Nesta ação, além dos serviços de infraestrutura também são oferecidos atendimentos na área da saúde e também intervenções culturais e esportivas. Disse que Galileu é sério, diferente de outros gestores que não respeitaram o cidadão divinopolitano. Relatou também que foi assinada a Ordem de Serviço para a construção da ETE do bairro Copacabana que ainda é atendido por fossas comunitárias. Sendo motorista por profissão, disse que não poderia deixar de repercutir o protesto dos caminhoneiros contra a alta dos combustíveis e registrou que a maior parte das riquezas do país viajam através das rodas de um caminhão e parabenizou todos os motoristas.

 

                                                                                       Josafá 

Vice-Presidente – Vereador Josafá

Destacou que tentou viabilizar uma academia ao ar livre para a praça do Catalão através da então Deputado Luzia Ferreira e que infelizmente os recursos não vieram porque ela votou contra o Presidente Michel Temer. Disse que está trabalhando com o setor de iluminação da Prefeitura para viabilizar lâmpadas de LED para o local. Informou que realizará reunião nesta quarta, com moradores do bairro Nova Fortaleza para tratar do Pró-transporte que está com obras paralisadas em razão da falta de pagamento da Caixa, pelo serviço já prestado. Afirmou que o bairro Serra Verde está hoje um canteiro de obras e a trincheira da Ibirité está bem adiantada. Afirmou que está pendente a situação do segundo acesso para Jardim das Oliveiras e Candelária e já busca informações. Disse que junto da ACID e CDL trabalha para o novo acesso ao bairro Icarai, que a situação é grave e que precisa de ma intervenção dos Governo Estadual e federal e que no dia 29 estará discutindo o assunto em Belo Horizonte.

 

                                                                                     Janete

1ª Secretária – Vereadora Janete

Pediu doações de sangue em nome de Gabriel Cardoso que passou por cirurgia para retirada de um tumor. Informou sobre a implantação do protocolo para as vítimas de violência sexual que entra em vigor no dia primeiro de junho. Destacou o empenho da Delegada Maria Gorete e disse que é uma vitória do cidadão. Cobrou do Prefeito Galileu Machado que seja retomado o serviço de plantão no Conselho Tutelar, já que as situações envolvendo crianças não tem hora para acontecer. Destacou que diretores escolares estão se mobilizando para um abaixo assinado, exigindo que este plantão seja disponibilizado e que também seja instalado um segundo conselho na cidade. Denunciou a situação de sobrecarga da UPA que poderia ter até 15 pessoas aguardando vagas e já chegou a ter 75. Cobrou que o Hospital Público Regional seja colocado em funcionamento e pediu que secretários da região sejam mobilizados para resolver o problema e que não adianta mais criticar e denunciar o Governo do Estado porque todos já sabem de seus problemas. Falou de sua luta contra a violência sexual que deve ser punida.

 

Nonato

2ª Secretário – Vereador Nonato

Parabenizou Sargento Elton pelo seu projeto que tornou obrigatória a Execução do Hino Nacional nas escolas e destacou que devemos ser patriotas e não amaldiçoarmos país porque quando somos negativos, tudo piora. Informou que participou de reunião nos bairro São Paulo, São Domingos, Vila Castelo onde colheu várias demandas da população que agora serão encaminhadas ao Executivo. Parabenizou o Prefeito Galileu pelas intervenções feitas no bairro Copacabana e destacou a ação da Secretária Cláudia Abreu. Cobrou da Trancid contrapartida pelo fim do CGO e denunciou que os ônibus não estão respeitando os locais de parada para embarque e desembarque dos passageiros. Destacou que o bairro Jardim das Acácias está em festa pela padroeira Santa Rita de Cássia que também é celebrada no bairro Icarai. Falou também do sucesso Parabenizou Sargento Elton pelo seu projeto que tornou obrigatória a Execução do Hino Nacional nas escolas e destacou que devemos ser patriotas e não amaldiçoarmos país porque quando somos negativos, tudo piora. Informou que participou de reunião nos bairro São Paulo, São Domingos, Vila Castelo onde colheu várias demandas da população que agora serão encaminhadas ao Executivo. Parabenizou o Prefeito Galileu pelas intervenções feitas no bairro Copacabana e destacou a ação da Secretária Cláudia Abreu. Cobrou da Trancid contrapartida pelo fim do CGO e denunciou que os ônibus não estão respeitando os locais de parada para embarque e desembarque dos passageiros. Destacou que o bairro Jardim das Acácias está em festa pela padroeira Santa Rita de Cássia que também é celebrada no bairro Icarai. Falou também do sucesso

 

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Lamentou a ausência do Tribuno que iria falar sobre a UPA e pediu que o mesmo também falasse em Belo Horizonte, onde está o Governador que é responsável pela atual situação do atendimento em razão do atraso nos repasses para Divinópolis que já somam 62 milhões de reais. Disse que a UPA atende urgências com eficiência mas que também acolhe diversos outros atendimentos inclusive de outras cidades. Disse que o local chegou a ter mais de 60 pacientes internados nos corredores. Afirmou que os Deputados da cidade deveriam ser acionados pela população para cobrar do Governo do Estado a colocação dos repasses em dia e que o Vereador não tem poder suficiente para resolver o problema. Disse que a população tem que cobrar dos deputados e que chegou a fazer um vídeo com milhões de acessos e que todos os problemas continuam. Disse que nas redes sociais estão apresentando candidatos ao governo que são milagrosos, são santos que vão terminar o hospital público, pagar os servidores, colocar repasse em dia. Disse o estado deve ter dois candidatos, um pra carregar a Dilma e outro o Aécio que são duas desgraças e teremos que escolher a desgraça menos desgraçada. Denunciou também a falta de pagamento ao Cis-URG, mantenedor do SAMU, por parte de alguns prefeitos. Elogiou o trabalho do CISVI, com destaque para o gesto Marco Aurélio que está criando agora o Centro de Estudos do CISVI com cursos superior e técnicos, gratuitos, através de parceria com o CECOM.

 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) - Disse que quando os vereadores criticam a COPASA não estão falando dos leituristas e funcionários da empresa, mas da empresa em si, no que se refere a taxas e outros. Destacou que os funcionários, principalmente leituristas, não tem culpa e que alguns chegaram a ser ameaçados, sendo que um deles apanhou. Juntaram cerca de 15 moradores para agredir o mesmo e até soltaram o cachorro nele. Afirmou que os vereadores não estão incentivando a violência e que a pauta de discussão é o contrato firmado com a empresa. Afirmou que a ARTEC está trazendo transtornos na cidade ao realizar obras para a COPASA mas que em nenhum momento os leituristas ou outros funcionários tem nada com isso. Deixou claro que os vereadores debatem ideias e não personalizam o debate. Registrou o sucesso da Caravana Povão ao lado de Adriano Silva. Parabenizou a equipe que organizou a Festa da Cruz em Carmo do Cajuru.

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Destacou que a UPA hoje está com número de atendimento superior para o que foi projetada em cerca de 400 pacientes por dia e ainda assim continua atendendo bem, mesmo com funcionários trabalhando no limite. Criticou o Governo do Estado pelo atraso nos repasses para a saúde. Informou que acompanhou visita técnica onde será construído o CEMEI no bairro Jardinópolis e que no próximo dia 25 será a vez do Jardim das Oliveiras e dia 29, onde será feita a Escola Darci Ribeiro. Destacou que os recursos foram viabilizados pelo Deputado Federal Domingos Sávio. Criticou a burocracia na Caixa e o excesso de denúncias que tem prejudicado o andamento de obras na cidade. Registrou o falecimento de Antônio Barros, pai do assessor Hélio Barros.

 

NegoVereador Nêgo do Buritis (PEN) – Informou que esteve reunido com o Secretário de Saúde Amarildo de Sousa, para tratar da disponibilidade de um dentista para atender Buritis e região e que ele pediu para a população aguardar que em breve o serviço será disponibilizado. Parabenizou o secretário pela sua atuação frente a SEMUSA. Relatou que continua discutindo a vários órgãos, a revitalização e instalação das cacimbas na zona rural, para cuidar do meio-ambiente. Chamou atenção para o descarte incorreto de lixo que está sendo feito nas estradas rurais. Pediu que a população ajude a denunciar.

 


AdemirVereador Ademir (PSD) – Disse que está tendo dificuldade em ser atendido em algumas demandas na prefeitura, com por exemplo, patrolamento para as ruas da região Oeste da cidade e questionou se estaria votando contrário ao prefeito para não ter seus pedidos atendidos. Disse que a população está desistindo de alguns calçamentos de parceria por causa da demora. Disse que desde 2017 está trabalhando para a retirada de um entulho que a administração deixou no bairro Casa Nova, na Rua Jarbas do Amaral. Falou de várias outras demandas que estão se acumulando e afirmou que os pedidos da comunidade devem ser atendidos. Falou das ruas e estradas da zona rural que precisam de patrolamento e que se a culpa era chuvas, agora não tem desculpa e que o Prefeito sabe da situação porque trafegou pelas vias de Djalma Dutra por exemplo. Destacou que recebeu Aparecida Camargos Freitas da ADL em seu gabinete que cobrou providências para os buracos nos passeios da cidade. Informou que existe legislação sobre o assunto, definindo como o município deve agir com relação aos passeios, priorizando a acessibilidade e cobrou a execução da mesma. Informou que sábado ocorreu a última etapa do mutirão contra a dengue.

 

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Parabenizou o Vereador Nonato pelo Projeto “SAMU sem trote”. Informou que foi convidado pela Diretora Nívea, da Escola Padre Matias, para participar do evento onde foi cantado o Hino Nacional e hasteada a bandeira do Brasil. Convidou vereadores a participarem de eventos cívicos como este. Falou sobre a dedicação de médicos e enfermeiros na área da saúde, mesmo com a falta de recursos. Falou sobre a experiência positiva em Nova Serrana, ao lado do Vice-Prefeito Rinaldo Valério e do Secretário Amarildo Sousa, onde foi recebido pelo Prefeito Euzébio e Secretária de Saúde Gláucia Sbampato, onde conheceu o Hospital Dia, projeto que elogiou bastante por reduzir a fila por atendimento médico. Disse que o projeto é feito em parceria com a iniciativa privada e atende diversos procedimentos de baixa e médica complexidade. Afirmou que o projeto estipula os valores da tabela SUS nos procedimentos do hospital, ofertando atendimento “de primeira”. Criticou o Governador Fernando “Pilantrel” pelo colapso financeiro que provocou no estado de Minas Gerais. Registrou o pedido de prisão contra o Ex-Governador Eduardo Azeredo dizendo que os dias de Pimentel também estão contados.

 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Denunciou a situação da coleta de lixo em Divinópolis que está causando vários transtornos para a população. Disse que existem falhas na coleta e citou a situação de alguns bairros onde o caminhão não consegue chegar e afirmou que isto é inadmissível. Sugeriu a criação da campanha “Lixo na hora certa” e pediu o apoio da Trancid e SETTRANS, afixando cartazes com horários corretos da coleta. Disse que o lixo exposto provoca muitos problemas e pediu que a população também participe para que o índice de reclamações diminua. A empresa responsável pela coleta estaria tendo de passar com caminhão de reforço porque muitos estão colocando lixo para fora de casa e estabelecimentos comerciais em horários incorretos.

 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Denunciou o atraso no salário dos funcionários do abrigo gerenciado pela Missão Maria de Nazaré que estariam sem receber em razão da falta de repasses por parte da Prefeitura de Divinópolis. Disse que a prefeitura tinha salário para pagar para funcionário fantasma então também deve ter para pagar os trabalhadores do abrigo. Pediu as comissões da Câmara tenham agilidade em apresentar o projeto de decreto que elimina a cobrança da taxa de esgoto em Divinópolis. Informou que foi sancionada pela prefeitura a lei de sua autoria que autoriza a instalação de bloqueadores de ar na rede da COPASA. Parabenizou o Diretor Rodrigo pelas intervenções feitas na Rua José da Paz, a pedido do Vereador César Tarzan. Criticou o sistema político onde vereadores tem que votar favorável ao prefeito para conseguir ser atendido em suas indicações. Afirmou que serviços como capina, patrolamento e tapa buraco é obrigação da prefeitura e que vereador não teria nem que pedir isso. Pediu ao Veredor Dr Delano que pretende ser candidato a Prefeito que se ganhar que não faça politicagem porque se algum dia for prefeito vai trabalhar é pelo povo. Pediu reunião com a Caixa para entender a demora na liberação de recursos.

 

Ze LuizVereador Zé Luis da Farmácia (PMN) – Disse que através do Programa Cidade Urgente foi informado que o Posto de Saúde do bairro São José estaria sucateado. Esteve no local e constatou que um usuário fez filmagem e enviou para a TV e que o houve distorção porque já havia vistoriado o local e que as reclamações apresentadas são as mesmas da época da visita, quando foi produzido um relatório que foi encaminhado para a Secretaria de Saúde e que até hoje continua sem resposta. Pediu que o novo Secretário Amarildo auxilie nesta demanda.

  


César TarzanVereador César Tarzan (PP) – Afirmou que nenhum vereador votou a favor de nepotismo e que o projeto que esteve na casa apenas adequou legislação a súmula vinculante. Disse que vem trabalhando com o Projeto “Tarzan nos bairros”, procurando atender a todas as demandas da população. Afirmou que atender a população não é atender vereador e sim o que espera a população já que muitos bairros se encontram em estado de calamidade. Informou que os bairros Maria Helena e Mangabeiras terão 15 dias de intervenções da prefeitura com diversos serviços. Cumprimentou a Joyce que cumprimentou o bairro Interlagos com a Capela de São Miguel Arcanjo. Elogiou os caminhoneiros por sua manifestação que considera uma luta de todos, por se tratar de protesto contra a alta dos combustíveis e pediu apoio da população. Disse que esteve no bairro Santa Rosa onde apresentou para o Dirtor Rodrigo Assis onde a ponte que liga o bairro ao Dona Rosa, está intransitável e foi definido que será feito um estudo pra resolver o problema. Destacou o projeto “Galerinha Nota 10” que foi lançado no último sábado com ação no bairro Belvedere e agradeceu o programa Geração Solidária pela parceria. Convidou para a caminhada Kids do CEMEI Vicente Amador.

 

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) – Informou que foi deferido seu pedido de renúncia da presidência e qualquer participação na Comissão de Justiça, em razão da exoneração da servidora Rosilene Bárbara que considera profissional altamente qualificada e desprovida de posicionamento político no exercício de suas funções. Informou que esteve reunido com o Deputado Jaime Martins e que estão adiantadas as conversas para que o mesmo seja candidato a vice Governador de Minas em uma das chapas majoritárias. Elogiou a entrevista do apresentador Sílvio França com o empresário Marcelo Marreco que respondeu a questionamentos importantes e pediu que a entrevista seja encaminhada para a CPI. Disse que as denúncias devem ser investigadas com isenção. Relatou que no programa o empresário Marreco admitiu que a gravação é resultado de três ligações telefônicas distintas. Disse que isso não desqualifica a denúncia mas que é um elemento importante. Sugeriu que o Presidente da Câmara apresente algo mais resolutivo sobre esta CPI. Disse que Marreco adiantou também que quando foi usado o nome de Fausto Barros que o mesmo não tinha conhecimento do que estava sendo discutido.

 

EdsonVereado Edson Sousa (MDB) – Disse que o Poder Legislativo deve ser grande porque ele é quem fiscaliza. Destacou renúncias em comissões e exoneração de servidores e perguntou o que está acontecendo na Câmara Municipal. Afirmou que é a Legislatura em que mais membros renunciaram de seus postos nas comissões internas. Disse que 30 dias depois foi criada a “CPI do Divinews” mas que foram colocados como membros apenas vereadores que não assinaram o pedido para que ela fosse instaurada e perguntou porque os mesmos não puderam fazer parte. Disse que Vereador citado tem membro de seu partido compondo a CPI. Disse que tem jeito celebrando em boteco falando que vai tomar wisky a suas custas e que essa pessoa vai tomar é cadeia. Disse que respeita Josafá, Nonato, Ademir e Renato, mas que CPI é uma espingarda de cano torno que não se sabe como começa e como termina e que tem evidências que devem ser analisadas. Informou que vai apresentar requerimento para que a CPI seja televisionada e destacou que o relatório deve e será público. Disse que vai apresentar dados estatísticos sobre sua presidência e a do vereador Adair. Afirmou que Geraldo Passos tem muito a explicar e que quer a quebra do sigilo telefônico de todos os vereadores.