Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 32ª Reunião Ordinária de 07-06-2018

Resumo da 32ª Reunião Ordinária de 07-06-2018

por dircom — publicado 07/06/2018 16h45, última modificação 07/06/2018 16h43

Durante a 32ª Reunião Ordinária da Câmara, fez uso da Tribuna Livre Regina Maria Bento que falou sobre a Semana do Meio-ambiente.

 

Projeto que teve votação adiada:

PLCM 17/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal - PROÍBE A COMERCIALIZAÇÃO OU FORNECIMENTO DE BEBIDAS, ALCOÓLICAS OU NÃO, EM GARRAFAS, OU COPOS DE VIDRO OU SIMILARES, EM EVENTOS PÚBLICOS OU ABERTOS AO PÚBLICO, REALIZADOS NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS.

Autor: Vereadora Janete


Assista a reunião integra:


Confiram o resumo dos pronunciamentos:

 

                                                                                        Adair Otaviano

Vereador Adair Otaviano (MDB) - Presidente

Cumprimentou a Tribuna Regina Maria Bento, pelo seu trabalho de defesa do Meio Ambiente. Pediu um minuto de silêncio por Luzia, tia do Vereador Nego do Buritis. Falou da visita técnica junto ao Prefeito, à construção da ETE da Copasa. Disse que solicitou do diretor da empresa que reveja a cobrança da taxa de alguns bairros, antes do efetivo tratamento de esgoto em toda cidade. Criticou vereador que antes foi a favor da Copasa e agora pregam o contrário, se fingindo para a população. Também participou de visita no Bairro Jardins das Oliveiras, que irá receber melhorias do pró-transporte. Pediu para deixarem o Prefeito trabalhar e deixarem de picuinhas. Que estão denegrindo a imagem de um homem de bem. Disse que nesta manhã, participou de homenagem à PMMG, na pessoa do Comandante Marcelo pelos 243 anos de efetivo serviço à população.

 

 Josafá

Vereador Josafá (PPS) – Vice Presidente

Convidou a comunidade do Serra Verde para a reinauguração do Salão Comunitário, neste sábado, dia 09. Falou que em breve o bairro Afonso Pena terá um posto de serviços, como o UAI. Informou que no sábado também vai acontecer campeonato e ação social no bairro Serra Verde. Informou que fez várias indicações e ofícios de cobrança para a empresa que executa trabalhos para a COPASA porque estão tapando buracos com calçamento ao invés de massa asfáltica e que vai denunciar o caso ao Ministério Público. Informou que também está cobrando da Caixa o pagamento da empresa Perfil para que a mesma retome o trabalho de pavimentação no bairro Nova Fortaleza I, o que deve acontecer na próxima semana.

 

 

Janete

Vereadora Janete (PSD) - 1ª Secretária

Parabenizou a ambientalista Regina Bento que usou a Tribuna. Parabenizou o Deputado Federal Jaime Martins pelo posto de candidato a vice-governador na chapa de Márcio Lacerda o que irá aumentar a representatividade da região. Falou sobre o grave problema da violência contra a mulher que em Divinópolis gera três ou quatro pedidos de medidas protetivas diariamente. Criticou que apesar das manifestações nas estradas o pedágio foi reajustado na rodovia MG 050. Pediu que os deputados na Assembleia façam um repúdio a esta medida. Criticou os cortes do Governo Federal que foram feitos na área de educação e segurança o que não concorda. Afirmou que cortaram também recursos do SUS Saúde e dos programas de combate a violência contra a mulher. Afirmou que o Governo tem que cortar é as mamatas e regalias dos políticos. Informou que esteve na UPA onde constatou a superlotação no local que comporta 25 internações e hoje conta com 78. Cobrou que Secretaria de Saúde e outros órgãos resolvam o problema. Criticou a instalação da casa de acolhimento junto ao SERSAM. Falou sobre exposição montada na Câmara, que está sendo criticada em redes sociais e que entende que e uma afronta a fé Cristã.

 

 Nonato

Vereador Nonato (PDT) – 2º Secretário

Parabenizou o SAMU pelo um ano completado trabalhando em Divinópolis e informou que nesta sexta estará com a Campanha “SAMU sem Trote” na E.E. Padre Matias Lobato e na segunda encerrando trabalhos com atividade especial na Câmara. Registrou que a região do bairro São Paulo está recebendo patrolamento, após quinze anos sem a máquina passar por lá. Repudiou a exposição montada na Câmara, tendo recebido muitas mensagens e que a mesma afronta a fé Cristã e pediu que sejam tomadas providências já que não é o que a escola esperava, sendo um insucesso.

 

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Afirmou que estão circulando mentiras com fotos de vereadores em reunião e disse que faltou sua foto porque também votou contra e pediu para colocarem a sua. Disse que anjos denunciam capetas e em Divinópolis acontece o contrário. Perguntou como os vereadores poderiam aceitar uma denúncia feita através de montagem e como alguém aceita defender uma pessoa dessas. Disse que se a denúncia voltar pelo mesmo denunciante que vai votar “não” outra vez e pediu que avaliem quem é a pessoa que fez a denúncia. Denunciou a situação da UPA que está com sobrecarga de internações e que culpam os vereadores, mas não culpam os que mandam ambulâncias para as cidades da região e só mandam doentes porque a UPA é um consórcio e as cidades vizinhas não ajudam e que a central de leitos não funciona, sendo uma mentira. Relatou de sua alegria em homenagear a Polícia Militar com Moção da Câmara, em razão de seu aniversário. Disse que não estão pagando o SAMU as cidades de Cana Verde, Carmo da Mata, Cristais, Igaratinga, Moema e Passatempo e que assim o serviço não consegue continuar. Pediu que os vereadores dessa cidade cobrem solução. Pediu Audiência Pública para tratar da situação da saúde no município, em especial da situação da UPA e ineficiência da Central de Leitos.

 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Criticou o sinal da TV Câmara. Falou sobre a crise da UEMG que pode parar por causa da falta de recursos e criticou o Governador Fernando Pimentel. Leu carta dos alunos da instituição que denunciam a situação de caos dos serviços públicos e afirmam que na educação a situação é grave. Na carta fazem um apelo para providências e na condição de presidente da Câmara, pediu que a SEPLAG forneça o planejamento orçamentário e faça os dos próximos anos, para que a a instituição não pare. Pediu mobilização dos Deputados do Estado para pressionar o governo a solucionar o problema.

 

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) -Denunciou que hoje a UPA tem 78 pessoas internadas sendo que ela tem capacidade para apenas 25. Disse que os vereadores precisam buscar o desenvolvimento da cidade e ficam o tempo todo em CPI e que até para atribuir zoneamento hoje estão criando dificuldades e que por picuinha não deixam a cidade rodar. Citou o caso de Marcelo Notini que quer resolver um problema de zoneamento no Ferrador e não consegue há mais de dez anos. Disse que está assustado com a maneira que a cidade vem sendo conduzida e diz que inclui todos nisto. Disse que em um ano o Centro Administrativo economizou mais de três milhões de reais para a cidade e que se não fossem as picuinhas tinha sido inaugurado antes. Afirmou que Marcelo Marreco denuncia todo mundo querendo cargo e que a cidade precisa é de emprego. Parabenizou o SAMU pelo um ano de trabalho. Parabenizou o Deputado Domingos Sávio que está tentando credenciar o SAMU junto a união o que irá desonerar o município. Afirmou que agora é preciso encontrar uma solução para a UPA. Informou que Domingos também viabilizou recursos para compra de materiais esportivos para a educação e também para construção de dois CEMEIs. Registrou a homenagem que será prestada hoje para a Primeira Dama do Teatro de Divinópolis, Irene Silva.

 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Falou do sucesso da Queima do Alho que arrecadou 150 mil reais que serão destinados para entidades sociais. Parabenizou os divinopolitanos que também doaram alimentos durante o show de Gustavo Mioto e o Sindicato Rural pela bela festa e trabalho social. Falou sobre a votação de terça quando não puderam justificar o voto e afirmou que cada vereador faz o que entendeu de melhor e que isto foi feito na terça durante a votação. Afirmou que quando pede sobrestamento (adiamento) na votação de um projeto, é para garantir que o mesmo atenda ao interesse coletivo. Negou que estivesse distribuindo justificativa para os vereadores durante a última reunião e informou que distribuiu foi o parecer da Polícia Civil, informando que não foi feita perícia na gravação usada como provo para pedir investigação e cassação de Galileu. Informou que sempre foi parceiro da AACO e disse que Dr Jarbas afirmou que eles se reuniram com o prefeito na quarta para tratar das denúncias e que é mentira porque a reunião foi na segunda, para tratar da crise do desabastecimento. Parabenizou a Polícia Militar pelos 243 anos. Afirmou que os trabalhos da CPI, que é o verdadeiro papel dos legisladores serão transparentes e transmitidos e que não é seu trabalho atuar como advogado e sim como vereador. Disse que acha estranho a AACO fazer denúncia em cima da denúncia de uma pessoa que não tem credibilidade nenhum nem no CPF, nem no CNPJ. Sugeriu que o Ministério Público acelere o processo já que disseram que a fita é real. Afirmou que o mais difícil hoje é vender jornal, que é mais fácil ler notícia nas redes sociais e que por isso usam títulos chamativos que algumas vezes não condizem com o conteúdo da reportagem.

  

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Pediu que a exposição de estudantes que está no Espaço GTO por entender que não são adequadas e que tem que ter respeito. Disse que na próxima semana deve ser votada a proposta de Decreto Legislativo para suspender a cobrança da taxa de esgoto na cidade porque a empresa está cobrando sem prestar o serviço. Pediu união dos vereadores para aprovação da matéria. Disse que quem tem que pagar isso é o ex-prefeito porque ele que fez este contrato. Disse que não existe esgoto 100% tratado como havia proposto o ex-prefeito Demétrios e depois mudaram em decreto no Governo de Vladimir. Disse que vai fazer uma enquete sobre o desfile de Primeiro de Junho, perguntando se as pessoas querem o desfile ou que compre remédio para farmacinha com os 160 mil que o município pretende gastar. Questionou a divulgação da prefeitura de que inaugurou calçamento, afirmando que o município só tem dado a patrola. Afirmou que todas as vezes em que esteve na prefeitura foi pra beneficiar o povo, que nunca pediu algo pessoal. Ofereceu emprego para Marcelo Marreco no varejão do seu pai e disse que para quem quer trabalhar qualquer emprego serve. Informou que na próxima semana vai apresentar projeto de lei.

 


SargentoVereador Sargento Elton (PEN)
– Manifestou repúdio em coro com Nonato, Janete e outros que se manifestaram contra a exposição de uma professora organizada por Escola Estadual que está em exibição na Câmara. Disse que a exposição viola símbolos cristãos que são respeitados por 90% dos brasileiros e lamentou que uma escola estadual tenha feito algo assim. Disse que é um absurdo uma escola pública agir assim com trabalhos que incentivam até mesmo o alcolismo. Criticou o governo Pimentel pelos 25% no imposto sobre combustível e afirmou que vão acabar criando impostos pra o ar que respiramos e até pela luz solar. Afirmou que deveríamos ter nos unido mais com os caminhoneiros. Disse que no aniversário da Polícia vários irmãos de farda foram homenageadas mas que a instituição não tem motivos para comemorar já que policiais estão há três anos sem reposição salarial, com salários parcelados em três vezes e o Governador ainda desviou recursos do Instituto Previdenciário destes servidores. Disse que o atual Governador não representa a categoria e que um outubro será dado um basta. Registrou que o mesmo não quis receber servidores para dialogar após as manifestações em Belo Horizonte. Disse que ele só recebe CUT, MST e outros que invadem e destróem.

 

EdsonVereador Edson Sousa (MDB) – Na pessoa do Sargento Elton fez uma continência para a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Parabenizou os policias de Divinópolis e Minas Gerais. Disse que o Governo Federal abaixou o imposto pra quem comprar Roda Gigante e criticou já que o país tem problemas mais sérios. Falou também sobre os efeitos da crise do abastecimento em Divinópolis e parabenizou os promotores de Divinópolis que trabalharam durante todo o tempo para garantir o respeito aos direitos do cidadão. Destacou o início dos trabalhos da CPI do Divinews, que considera um site sem acesso que vai ter que se explicar pelos recursos recebidos na Receita Federal e disse que o mesmo publicou postagem perguntando qual Delegado de Polícia Civil pode ser chamado na CPI. Disse que fala isso de delegado ter de depor porque Geraldo Passos ameaçou vereador. Acusou Geraldo Passos de ser comprador de consciência e corrupção passiva. Disse que seu advogado vai entrar com outro processo contra o mesmo. Afirmou que tem muita coisa pra falar na CPI.