Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 63ª Reunião Ordinária de 16-10-2018

Resumo da 63ª Reunião Ordinária de 16-10-2018

por dircom — publicado 16/10/2018 16h40, última modificação 18/10/2018 13h42

Durante a Reunião Ordinária fez uso da Tribuna Livre Ricardo Ulisses Rodrigues Sirino que criticou Promotor de Justiça de Divinópolis. 

Os Três projetos em pauta tiveram votação adiada:

 

PLCM 1/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal - DA NOVA REDAÇÃO DO ART. 1º DA Nº 7579 DE 14 DE JUNHO DE 2012, QUE REGULAMENTA A RENOVAÇÃO DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO DAS INDÚSTRIAS SIDERÚRGICA INSTALADAS NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS.

Autor: Vereador Renato Ferreira (PSDB)

 

PLEM 48/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - PREVÊ A APREENSÃO DE ANIMAIS DE GRANDE PORTE SOLTOS NAS VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS

Autor: Prefeito Galileu Machado (MDB)

 

PLEM 62/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - REVOGA A LEI Nº 8.256, 16 DE DEZEMBRO DE 2016, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DOAR COM ENCARGOS, IMÓVEIS DE PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO, À EMPRESA D’ LIMA TRANSPORTES EIRELI-ME, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autor: Prefeito Galileu Machado (MDB)

 

Assista a Reunião na íntegra:

 

Confiram o resumo dos pronunciamentos:

 

 Adair Otaviano

Vereador Adair Otaviano (MDB) - Presidente

 Disse que no mesmo rastro dos vereadores que o antecederam, ira citar o tribuno que criticou os promotores. Sobre a tempestade, lamentou a destruição da cobertura do camelódromo, sugerindo que a prefeitura que dê apoio aos ambulantes. Disse que recebeu um mega projeto do empresário de uma ótica que está fazendo uma mega construção para alugar aos camelôs, com apoio da prefeitura. Sugeriu que a prefeitura estenda as mãos aos camelôs e os ajude com o aluguel. Lamentou que a chuva trouxe prejuízos a toda cidade. Criticou o Secretário de Meio Ambiente que está criando dificuldades para cortes de árvores. Ponderou que no futuro, se as coisas continuarem assim, terão de falar com os moradores para eles mesmos cortarem com machado, para não serem tão prejudicados. Criticou o projeto que propõe aumento para chefes de setores da Emop, destacando é contra a medida, porque a prefeitura está ruim das pernas, escalonando até salários de servidores. Que a prefeitura está quebrada, que não calçou uma rua sequer. Encerrando, cumprimentou a todos os educadores, em nome de Irene da Silva, sua homenageada deste ano, com o diploma Educador do Ano.

 

 Janete

Vereadora Janete Aparecida (PSD) – 1ª Secretária

Convidou a todos para visitarem o Varal Literário, promovido pela Escola do Legislativo, no Espaço GTO ou no Portal da Câmara. Sobre a pessoa que usou a Tribuna Livre, fazendo ataques pessoais a Promotores de Justiça lotados neste município, destacou que o regimento interno da Câmara proíbe este tipo de atitude e que o mesmo deve ser cumprido para evitar tais atitudes. Destacou a ação do Conselho da Segurança Alimentar na Semana da Segurança Alimentar, que fiscaliza a merenda escolar, restaurantes, feiras livres, etc, em defesa da saúde de todos. Comentou sobre a tempestade que destruiu a cobertura do camelódromo e sugeriu que o poder público deva dar ajuda. Conclamou a todos para não jogar lixo em locais inapropriados. Comentou sobre a queda de árvores, e propôs ao setor competente da prefeitura que faça avaliação de árvores em toda cidade. Mostrou foto de árvores secas, necessitando de retirada. Disse que é grande o número de pedido de corte de árvores em toda a cidade. Mostrou foto de rua onde residia Dona Iracy Adão que está em péssimo estado. Ressaltou a necessidade de tapar os buracos das ruas em toda cidade. Comentou sua fala da semana passada, sobre projeto de lei que aumenta o salário de 4 diretores da EMOP, afirmando que é contra a medida, em face da crise que estamos atravessando. Sobre o PPI Favela, disse que se não fosse a intervenção do Deputado Domingos Sávio teriam perdido a verba. Disse que não tem o rabo preso e sempre irá falar a verdade em defesa do povo e encerrou com seu bordão: Janete Aparecida, a sua vereadora.

 

Nonato

Vereador Nonato (PDT) – 2º Secretário

 

Parabenizou os professores pelo seu dia e destacou os que participaram da sua formação. Dise que caminhando pelos bairros tem percebido que o cidadão além de ter de pagar a obra, está convivendo com calçamento ruim, com pedras soltando e que a prefeitura está de olhos fechado. Lembrou que denunciou a situação na Rua Lagoa da Prata, onde a obra foi mal feita e gerou custos para o município porque não deram atenção a sua denúncia. Disse que em vários bairros onde os calçamentos estão sendo feitos as pedras estão soltando. Ele diz que moradores pagam com dificuldade e a prefeitura não faz manutenção, tendo passando da hora de designar uma equipe para este fim. Denunciou a situação do bairro São Judas Tadeu, onde várias ruas sofrem com a enxurrada. Relata que levou o Secretário Júlio Campolina até o local e até hoje não foi tomada nenhuma providência. Disse que está sendo cobrado pela população. Criticou a legislação do município para plantio e retirada de árvores. Afirma que algumas árvores ameaçam imóveis e o município demora a se posicionar junto aos moradores que pedem corte ou manutenção

  

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Prestou homenagem aos professores através de sua professora Mariadna Rodrigues. Destacou sua infância pobre e relatou o caso da Angélica, hoje doutora, que disputou rainha da pipoca ao lado do Alair Júnior, que hoje também é médico e juntos tiravam as maiores notas. Afirmou que eles dependeram de professores para se tornarem os profissionais que são hoje. Destacou que na Alemanha os professores são os profissionais melhor remunerados justamente por este motivo, já que todos passam pela formação junto a estes. Falou da diferença do tempo atual com o antigo, quando os professores tinham respeito e hoje são repreendidas quando chamam a atenção do aluno. Disse que a missão do professor é transmitir conhecimento e que educação é a família que deve dar. Disse que sua professora tem orgulho de seus alunos. Destacou que ela será sua homenageada na quinta-feira, na solenidade educador do ano.

 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Destacou sua homenagem ao Professor João Renato com o Título de Educador do Ano e destacou a importância dos professores para a sociedade. Lamentou que Divinópolis tenha eleito apenas um Deputado Federal e um Estadual. Afirma que está feliz pela eleição de Cleitinho e de Domingos Sávio. Destaca porém que com um número de representantes menor, a responsabilidade deles será maior. Disse que Divinópolis perdeu com a não eleição de Fabiano Tolentino e Bruce Martins, que possuindo 163 mil eleitores aptos a votar, já que 26 mil optaram por não votar. Destacou também a campanha do Sargento Elton que apesar do resultado positivo não logrou êxito. Disse que 29 mil preferiram votar branco ou nulo. Com estes votos perdidos era possível eleger os três como deputados federais e eles teriam cada um, 15 milhões de reais para destinar para Divinópolis e região o que totalizaria 240 milhões até o fim do mandato. Disse que quem não votou, votou branco ou nulo, é responsável por a cidade estar como está. Disse também que um grande volume de votos foi destinado a candidatos de outras cidade. Somados aos votos perdidos, significa que quase metade da cidade preferiu não acreditar em Divinópolis. Registrou o lançamento do aplicativo da prefeitura de Divinópolis que dará acesso a diversos serviços de maneira on line.

 

AdemirVereador Ademir (PSD) – Disse que o temporal da tarde de segunda-feira mostrou as deficiências da cidade como a falta de cuidado preventivo com as árvores e bueiros. Disse que não se trata de uma crítica a atual administração já que o problema vem se arrastando desde governos anteriores e que é um alerta para os atuais gestores. Disse que não há uma política de controle da arborização municipal o que provoca riscos de acidentes. Disse que aqui derrubam árvores a todo o tempo para não prejudicar a porta das lojas o que é um erro devido aos danos ambientais que isto provoca. Citou exemplo de outras cidades que fizeram estudo para elaborar o plano de arborização e que possuem um meio ambiente harmônico. Destacou que a própria população não colabora com o meio ambiente ao jogar lixo nas ruas e que isto causa alagamentos ao entupir os bueiros. Pediu que seja intensificada a operação tapa buracos na região leste. Disse que os buracos foram tema de piada em show de humor. Parabenizou a comunidade do Campina Verde pela festa das crianças. Prestou homenagem aos seus professores através da pessoa da Dona Zenita.

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Disse que a cidade precisa de um projeto de arborização, com replantio e que priorize a segurança do cidadão. Relatou os vários problemas causados pela forte chuva que caiu na segunda que derrubou árvores, estruturas e deixou bairros sem energia elétrica. Criticou a falta de educação dos que descartam lixo incorretamente causando transtornos para a população em áreas de alagamento. Pediu sabedoria no dia da eleição porque é preciso mudar a economia do país porque quando ela vai mal, todos os setores ficam ruins e que por isso deve ser escolhido quem sabe o que está fazendo. Criticou candidato que afirma que vai revogar a lei federal que beneficia deficientes físicos.

 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Disse que foi procurado por pais de crianças atendidas no CEMEI Douglas Vilela que está para ser fechado. Afirma que o discurso da Prefeitura de reduzir gastos só penaliza o cidadão e que não dão exemplo diminuindo “cabides de emprego”. Pediu reunião com a Secretária Vera Prado para encontrar uma solução para o problema. Afirmaram que o CEMEI do Sagrada Família tem poucos alunos e que não é assim, que tudo deve ser conversado e explicado. Falou da necessidade de se investir na educação porque este é o caminho para melhorar o país. Parabenizou os professores pelo seu dia. Disse que as pessoas nas redes sociais tem de ter discernimento e respeitar opiniões e que as pessoas afirmam que não irão segui-lo se ele for Bolsonaro ou Haddad e que isto errado porque as pessoas tem de direito a opinião e que vai votar no Bolsonaro e que não é homofóbico ou racista porque seu gabinete tem um gay e um negro e que seu voto é para retirar do poder um partido que é corrupto. Disse que partido é tudo a mesma coisa, que são todos ladrões e que Haddad será gerenciado por Lula e que quem rouba não tem direito de governar o país. Acredita que antes de apresentar qualquer projeto para o país é necessário acabar com a corrupção. Comparou Bolsonaro a um pincher que late mas não morde e não acredita que ele seja homofóbico e que terá de ser humano representando todo o país.

 

SargentoVereador Sargento Elton (PAT) – Disse que o aconteceu com Divinópolis após a chuva é falta de planejamento e organização na cidade e que agora temos de ser sensíveis para ver o que pode ser feito para reparar os danos como o causado ao camelódromo que deixou os trabalhadores em situação complicada. Afirmou que Galileu esteve no Camelódromo cinco horas da manhã porque nesse horário não tem ninguém lá e que talvez iria embargar o local com a Defesa Civil. Sugeriu que seja feito um movimento popular para ajudar os camelôs. Destacou a visita dos senadores Magno Malta e José Medeiros a Divinópolis onde se reuniram com apoiadores da campanha. Afirmou que é hora da mudança porque PT e PSDB acabaram com o país. Mostrou o áudio de reportagem onde criminosos mostrar temer Bolsonaro e que estariam assaltando mais porque com o novo presidente ficaria mais difícil agir. Denunciou o fechamento de CMEIs nos bairros Sagrada Família e Santo Antônio, causando transtornos para os pais e estudantes e destacou a importância do seu projeto de LEI que obriga o candidato a cumprir suas promessas de campanha porque quem falou que ia aumentar os CEMEIS agora está fechando unidades. Criticou o projeto que aumenta cargos na EMOP e denunciou que foi feito concurso para a Prefeitura e que ninguém foi chamado. Anunciou que está vindo o pacote de maldades do Prefeito Galileu que vai fazer georeferenciamento para aumentar o IPTU na marra, já que o projeto original foi rejeitado pela Câmara e que ele vai cometer injustiça social sim e que é favor de quem tem mais pagar mais e quem tem menos pagar menos e avisou para a população que ela deve protestar na prefeitura porque os vereadores não aprovaram isso.