Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 64ª Reunião Ordinária de 18-10-2018

Resumo da 64ª Reunião Ordinária de 18-10-2018

por dircom — publicado 18/10/2018 15h45, última modificação 18/10/2018 15h45

Edneia dias Ribeiro estava inscrita para falar sobre falta de recursos na saúde mas não compareceu

 

Projetos que foram aprovados:

 

PLEM 46/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - DÁ NOVA REDAÇÃO À LEI 2.461/88, ANEXO I-B - BAIRRO DONA ROSA, SUBDIVISÃO DA QUADRA 196, LOTE Nº 080 E ANEXO II, Nº DE ORDEM 067, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DOAR, COM FINALIDADE SOCIAL, LOTES DE PROPRIEDADE DA MUNICIPALIDADE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autor: Prefeito Galileu Machado (MDB)

 

PLEM 66/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, O CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO MONTANTE DE R$1.552.796,18 (UM MILHÃO, QUINHENTOS E CINQUENTA E DOIS MIL SETECENTOS E NOVENTA E SEIS REAIS E DEZOITO CENTAVOS).

Autor: Prefeito Galileu Machado (MDB)

 

PLEM 68/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - DÁ NOVA REDAÇÃO À EMENTA E AO ART. 1º DA LEI 6.278, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2.005, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DOAR IMÓVEL DE PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO PARA A IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL TENDA DA SALVAÇÃO, NO BAIRRO JARDIM DONA QUITA, NESTA CIDADE

Autor: Executivo Municipal

 

Assista a Reunião na íntegra:

 

Confira o resumo dos pronunciamentos: 

 

 Adair Otaviano

Vereador Adair Otaviano (MDB) Presidente

Falou sobre o orçamento municipal que foi discutido em Audiência Pública e que agora será debatido e estudado pelos vereadores. Disse que questionou ao Executivo sobre o orçamento para a Secretaria de Esportes de cerca de 2 milhões e 400 mil reais e que o Vereador Eduardo Print Jr já foi Secretário e já destacou que este valor é muito pequeno, sobrando cerca de 50 mil reais depois das despesas pagas. Perguntou como uma cidade deste porte tem uma secretaria com um orçamento tão pequeno. Relembrou que o campeonato rural do ano passado só aconteceu quando a comunidade se mobilizou e que na sua região, a sudeste, ele não existe mais. Disse que é uma secretaria estufada de gente desde o passado e continuou não sobrando nada para aplicar no esporte. Afirma que o esporte foi abandonado pelo poder público e que ele tem que enxergar que a secretaria tem que dar assistência, fornecendo pelo menos bolas, camisas, redes e outros aparatos já que o esporte é que tira os jovens dos caminhos ruins, com o das drogas. Relatou quer o orçamento da cultura melhorou um pouco e pediu o Secretário Osvaldo André que não use os recursos só para pagar folha de pagamento já que os artistas da cidade precisam de incentivo e muitos estão indo embora ou desistindo por falta de apoio. Sobre a entrega do caminhão pipa viabilizado por Eduardo Print Jr, parabenizou o vereador e Zezé Perrela mas alertou que o caminhão não pode ser usado pelo Secretário Hilton Aguiar para fazer politicagem porque ele está pisando na bola com os vereadores que quando chega nas comunidades fala que quem manda é ele e que ele deveria ter vergonha porque perdeu eleição e não respeita os parlamentares e que não vai permitir que ele faça os vereadores de palhaços. Destacou que a emenda impositiva ao orçamento será fiscalizada porque é obrigatória e constitucional e informou que destinou recursos para diversas benfeitorias nas comunidades rurais.

  

 Janete

Vereadora Janete (PSD) – 1ª Secretária

Manifestou pesar pelo falecimento da irmã do Vereador José Luis da Farmácia. Parabenizou os médicos pelo seu dia na pessoa do Vereador Dr. Delano. Destacou a mobilização que está ocorrendo para ampliar a coleta seletiva na cidade. Relatou que muitas pessoas procuraram seu gabinete para relatar situações de queda de árvores que atingiram casas, pessoas ou carros e que enquanto se pronunciava sobre isso uma árvore caiu na porta do CETEPE, mesmo não estando chovendo e por isso pediu que a Secretaria do Meio-Ambiente faça um levantamento da situação para retirar as árvores em situação de risco. Criticou os salários na Empresa Municipal de Obras Públicas que não é secretaria mas tem vencimentos equiparados aos da prefeitura e que agora pretendem aumentar ainda mais. Disse que será contra até que os professores sejam pagos em dia e estão preparando greve porque só receberam mil reais este mês. Afirma que uma prefeitura que não paga professores e parcela dívida não tem que aumentar salários. Afirmou que o geoprocessamento está chegando para aumentar o IPTU e que a Câmara terá de votar o empréstimo para fazer este trabalho e não acredita que os colegas vereadores irão autorizar. Afirmou também que está chegando para ser votado o projeto que muda a planta de valores do município e também aumenta IPTU.

 

Nonato

Vereador Nonato (PDT)2ª Secretária

Parabenizou Eduardo Print Jr pela conquista do caminhão do pipa. Disse que tem recebido muitas mensagens dos que acompanham seu mandato sobre o projeto EM 067/2018 que trata do embarque e desembarque de passageiros fora do ponto, durante determinado período da noite. Ele foi elaborado na forma de anti-projeto a partir da experiência de outras cidades e em breve deverá ser votado. Disse que esteve na comunidade de São Lucas na região dos bairros Niterói e Halim Souki que está em festa pelo padroeiro. Parabenizou o Dr Delano pelo seu dia e em razão do seu aniversário nesta sexta. Destacou sua homenageada com o Título de Educador do ano, Neide Vaga.

 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Informou que hoje no Pátio da Prefeitura recebeu o caminhão pipa que foi adquirido através de uma menda que pleiteou junto ao Senador Zezé Perrela que foi viabilizada através do Ministério da Agricultura e que irá atender especificamente as comunidades rurais da cidade. O caminhão ficará sob os cuidados da Secretaria de Agronegócios e parabenizou o Gustavo do Banco de Alimentos que conseguiu realizar a licitação. Destacou que existem perfis diferentes de políticos como os que buscam recursos e os que fiscalizam e se colocou a disposição do Deputado eleito Cleitinho para quando ele precisar de acesso aos vários órgãos do governo. Pediu que a Prefeitura mantenha o caminhão para atender especialmente as comunidades rurais.

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Parabenizou Eduardo Print Jr pelos recursos para o caminhão pipa e disse que ele sabe onde buscar recursos e que por isso ajudou na campanha porque ele seria um ótimo representante da cidade na Assembleia. Parabenizou Cleitinho que agora não é só um representante de Divinópolis, mas de Minas Gerais. Informou que Domingos Sávio ajudou a aprovar projeto importante para entidades filantrópicas e santas casas que poderão fazer financiamentos através do FGTS.

 

 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Disse que não precisa preocupar com ele porque ele vai ensinar como se faz e que sabe o que a cidade precisa na esfera estadual, que não é um salvador da pátria e que a função do deputado é legislar e fiscalizar. Falou sobre a situação do Copacabana que até hoje não recebeu obras prometidas mas que fez vídeos e denúncias que movimentaram o poder o público. Disse que suas loucuras não vão fazer acontecer do dia pra noite mas que com luta vai acontecer. Falou que sabe virou vereador e que sua vida melhorou e que agora é sua obrigação fazer a vida das pessoas melhorar também mas que as coisas não acontecem da noite para o dia. Afirma que o político tem que entender que ele não manda e que ele tem que fazer é a vontade do povo. Pediu apoio do Vereador Roger Viegas, Presidente da Comissão de Educação para resolver o problema do CEMEI Douglas Vilela que não pode ser fechado porque educação não é gasto é investimento e que irá promover Audiência Pública para tratar do assunto. Criticou Galileu porque disse na campanha que iria abrir mais CEMEI e agora está falando que vai é fechar. Disse que a situação financeira ruim do estado é culpa de Azeredo, Aécio e Anastasia e destacou que Eduardo Azeredo está até mesmo preso. Afirmou que é por isso que Minas Gerais está buscando alternativa e que deve se ganhar eleição por merecimento e não através de baixaria. Questionou porque Sargento Rodrigues está tão preocupado e disse que em 2016, Welington Rodrigues, derrotado nas eleições da capital mineira estava mamando no PSDB e apoiando João Leite. Disse que querem enganar o eleitor de qualquer jeito.

 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Disse que daria sequência na fala da Vereadora Janete e confirmou que estará chegando pedido de autorização para empréstimo para pagar o geoferenciamento que irá aumentar o IPTU e que agora está nas mãos dos vereadores aumentar ou não imposto. Informou que a Polícia Civil descartou estupro praticado por Romeu Zema e que a notícia está provocando alvoroço em Araxá onde adversários estão tentando conseguir informações contra o candidato.