Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos trabalhos da 48ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos trabalhos da 48ª Reunião Ordinária de 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 24/08/2017 16h45, última modificação 04/12/2017 17h09
Resumo dos trabalhos da 48ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos trabalhos da 48ª Reunião Ordinária de 2017

A 48ª Reunião da Câmara de Divinópolis não contou com Projetos em Pauta. O tribuno inscrito, César Santos Araújo, que iria falar sobre a COPASA não compareceu. Ao término da Reunião, o Vereador Edson Sousa (PMDB), anunciou que protocolou ofício renunciando a função de Líder do Executivo. 

Confiram um resumo dos pronunciamentos:

DelanoVereador Dr Delano (PMDB) – Informou que esteve ausente da reunião de terça-feira em razão de ter sido acometido por uma crise asmática da qual ainda se recupera. Criticou o que considera falta de educação na Câmara Municipal. Disse que a liberdade de expressão é um direito. Em nome de seu partido pediu desculpas aos vereadores. Fez críticas ao Presidente da Câmara.

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Disse que na UPA existem mais de 60 pessoas esperando uma vaga para internação e que a unidade está operando com atrase de repasses de custeio por parte do Governo do Estado que ao todo deve 44 milhões para a Saúde de Divinópolis. Pediu apoio dos deputados da região. Informou que segunda-feira terão início as obras no entorno da Mina da Rua Lago da da Prata e da Rua Guanhães. Agradeceu a Secretaria de Obras pela intervenção no bairro Vivendas da Exposição.

AdemirVereador Ademir (PSD) – Falou sobre a situação da UPA que está sobrecarregada com a presença de pessoas aguardando internação. Informou que médicos da unidade estão com salários em atraso. Disse que medicamentos não estão faltando ao contrário do que se noticiou anteriormente. Questionou atrasos nos repasses para a saúde do município. Criticou os trotes aplicados no SAMU onde 30% das chamadas são falsas. Denunciou que a instalação da mão única na Rua São João Del Rei deixou o trânsito caótico.

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Fez coro com os Vereadores que denunciaram o caos que se instalou na UPA de Divinópolis. Fez críticas ao Governador de Minas Gerais. Falou da importância de ter sido criada na Câmara uma Comissão Permanente para acompanhar demandas da área de Segurança Pública. Informou que o próximo passo para medidas efetivas na área seria a junção da SETTRANS com uma Secretaria de Segurança e a criação da Guarda Municipal. Criticou a impunidade no país onde indiciados por corrupção não são ou não ficam presos. Defendeu a redução do número de cargos eletivos no país em todas as esferas.

Ze LuizVereador Zé Luis da Farmácia (PMN) – Informou que no dia 27 acontece a Corrida Rústica Maçônica para arrecadar fundos para a construção de um laboratório toxicológico para a Polícia Civil. Informou sobre a realização da Festa Literária de Divinópolis que tem início nesta sexta-feira. Divulgou também a realização da Feira Minas Veste Brasil que acontece durante o fim de semana no Espaço Da Vinci. Comunicou também a realização da Primeira Ação Social de Prevenção e Promoção da Saúde que acontece sábado na Praça da Bíblia. Registrou as comemorações do dia do soldado em 25 de agosto. Elogiou a política de inclusão do HSJD.

JaneteVereadora Janete (PSD) – Parabenizou as integrantes do Conselho Municipal da Mulher pela realização do Miss Plus Size. Informou que está trabalhando para conseguir vagas em aulas de Karatê para regiões carentes. Elogiou trabalhos das entidades de assistência social da cidade. Falou da sobrecarga de trabalho no Conselho Tutelar. Lamentou mais um caso de abuso registrado em Divinópolis. Relatou reunião com moradores do bairro São Sebastião para tratar sobre trânsito e outras demandas.

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Elogiou diversos colegas de Câmara pelos trabalhos que desenvolvem. Informou que através de parcerias está realizando ações na cidade como a revitalização do salão comunitário do bairro Jardim das Oliveiras. Denunciou que a empresa CERTARI ainda não quitou todos os seus compromissos com trabalhadores de Divinópolis. Questionou o que a empresa Trancid oferece de social para Divinópolis e que apenas arrecada. Criticou o Governo do Estado e os problemas da saúde em Divinópolis.

MarcosVereador Marcos Vinícius (PMDB) – Denunciou a precariedade da UPA em Divinópolis que chega a ser desumana. Denunciou o caos na saúde e disse que nem mesmo a judicialização está conseguindo resolver mais. Apresentou números e relatou casos que comprovam sobrecarga e ineficiência do sistema. Cobrou envolvimento do Ministério Público e da Secretaria Municipal de Saúde.

EdsonVereador Edson Sousa (PMDB) - Indagou sobre os contratados lotados na UPA. Questionou idoneidade de concurso público realizado em Divinópolis. Falou sobre a realidade dos políticos atuais. Também sobre os funcionários que foram recém-contratados na Câmara. Agradeceu a Settrans por melhorias no Bairro Esplanada, a seu pedido.


César TarzanVereador César Tarzan (PP) – Registrou o início de suas atividades na Comissão de Saúde com visita a UPA onde constatou sobrecarga no sistema. Afirmou que pedirá ao Deputado Fábio Avelar que faça ponte entre os Governo Estadual e Municipal. Informou que está intercedendo para evitar extinção de turmas na E.E. Lauro Epifânio e que reunião no dia 04 de setembro às 17h na praça do bairro. Agradeceu ao Executivo pelas melhorias no trânsito do bairro Interlagos.

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Denunciou o abandono do Ginásio Poliesportivo. Pediu a Polícia mais segurança para o entorno do local. Criticou mudanças no trânsito do bairro Esplanada. Falou também sobre problemas relacionadas ao Feira do bairro. Informou sobre Audiência Pública que será realizada na segunda-feira para tratar da poluição provocada pelas siderúrgicas. Também criticou os atrasos da AB Nascentes nas obras da rodovia MG 050.

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano (PMDB) – Afirmou que acionará a Comissão de Ética para o vereador que atentou contra a sua honra e dignidade conforme prevê o Regimento Interno. Teceu críticas a jornal local por reportagem que também atacou sua pessoa. Disse que continuará trabalhando em defesa dos interesses da cidade. 

registrado em: ,