Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos Trabalhos da 62ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos Trabalhos da 62ª Reunião Ordinária de 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 23/10/2017 16h45, última modificação 05/12/2017 13h05
Resumo dos Trabalhos da 62ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos Trabalhos da 62ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos pronunciamentos da 62ª Reunião Ordinária:

JosafáVereador Josafá (PSD) - Agradeceu as intervenções no trânsito da Região Noroeste que engloba o bairro Bom Pastor e imediações. Acredita que as mudanças vão diminuir o número de acidentes e agradeceu o apoio das lideranças comunitárias da região que apoiaram o trabalho. Informou que já foi assinada a Ordem de Serviço para construção do reservatório de água que vai atender os bairros Nova Fortaleza, Serra Verde e região que sofriam com o racionamento. Informou que participará do café organizado pela Líder Comunitário Iraci Adão para tratar das demandas da região do bairro Del Rey.  

DelanoVereador Dr Delano (PMDB) - Informou que rumores dão conta de que o atual Secretário de Saúde deixou o cargo. Parabenizou o mesmo pela atitude por considerá-lo péssimo administrador, porém excelente médico. Afirmou que junto do Vice-Prefeito o secretário conseguiu fechar quatro postos de saúde, atrasar repasses para o CISVI e para o SAMU. Disse que o novo indicado também deverá vir do vice-prefeito e por isso está receoso. Afirmou que outubro foi o mês das comemorações santas com várias datas dedicados à santos. Afirmou que a maior comenda entregue pela Câmara será entregue nesta quinta porque se trata do reconhecimento da educação e sua importância para o país. Reclamou que as lideranças políticas não valorizam os profissionais da categoria. Registrou a homenagem feia ao médico Antônio de Pádua, em razão do dia do médico e parabenizou os demais profissionais da medicina. Pediu apoio aos médicos para a construção da Igreja de São Lucas que é o padroeiro da profissão. Criticou a volta de Aécio Neves ao Senado e a liberação das penalidades recebidas pelo mesmo.  

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Parabenizou os professores pela Semana do Educador e os profissionais da medicina pelo dia do médico. Voltou a cobrar mobilização para cobrar do Governo do Estado o envio dos repasses atrasados da saúde que estão inviabilizando diversos serviços e já soma mais de 30 milhões de reais. Apenas para a UPA são 14 parcelas atrasadas. Parabenizou a Advogada Adriana Ferreira que foi eleita Top Of Mind pelo Jornal Agora. Informou que se reuniu com técnicos da prefeitura para tratar da revisão da planta de valores do IPTU e que verificou que em muitos casos o município está pagando para receber o imposto. Seriam mais de 26 mil imóveis pagando abaixo da cota básica e que quem tem direito ao benefício não irá perdê-lo. O vereador afirmou que a intenção não é prejudicar o contribuinte e que muitos moradores da periferia hoje pagam mais do que moradores de casas de luxo. Pediu que os recursos que não forem utilizados pelo Legislativo ao serem devolvidos para o Executivo que sejam destinados a área da saúde.  

AdemirVereador Ademir (PSD) – Parabenizou os educadores pelo seu dia e falou da importância dos mesmos para a formação dos cidadãos. Falou de sua homenageada Mara Regina Soares Santos e leu o histórico da mesma em plenário. Informou que esteve na Comunidade Rural do Quilombo para tratar sobre os problemas do abastecimento de água do local onde a Prefeitura realiza o serviço. Informou que pelo menos dez pessoas precisam fazer ligações de água e que está intervindo junto á prefeitura. Afirmou que são muitos os rumores de que o atual Secretário de Saúde já não ocupa mais sua função e informou que o seu partido, o PSD tem um excelente nome para indicar para a função que é o do ex-vereador Geraldinho da Saúde que tem conhecimento e capacidade para tal.  

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) - Parabenizou o Vereador Dr Delano pelo seu aniversário e parabenizou também Samuel Marques da Escola do Legislativo. Denunciou que funcionários de algumas unidades de saúde estão se tratando mal ao telefone os cidadãos que procuram por informações. Relembrou que colocou na LDO, emenda que possibilita a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública que considera fundamental para reduzir a violência, denunciou porém, que na Lei Orçamentária Anual, não consta a emenda que apresentou á LDO. Reafirmou que segurança pública hoje é um clamor da sociedade e que os governantes no poder se fazem de cegos para não enxergar o que considera uma doença crônica e citou o caso de latrocínio que ocorreu nesta semana na cidade. Lamentou que estejam recusando a implantar suas ideias de uma guarda municipal e Secretaria Municipal de Segurança Pública. Afirmou que no orçamento do município constam apenas 62 mil reais para a segurança pública enquanto que para a cultura foram 5 milhões e 700 mil reais o que demonstra que o Executivo não está preocupado com segurança. Reclamou que vereadores conhecedores de suas áreas não estão ocupando cargos nas comissões onde poderiam contribuir mais. Criticou o Senado Federal pela manobra que absolveu Aécio Neves. Afirmou que a Tribuna Livre e que antes de atacar o vereador deveriam pesquisar. 

Ze LuizVereador Zé Luis da Farmácia (PMN) - Redeu homenagem aos professores, em especial a Neide Aparecida Madeira, sua indicada para receber a Comenda Educador do Ano, a ser entregue na noite de hoje. Também homenageou os médicos, responsáveis pela garantia da saúde da população, cuja data, foi comemorada dia 18. Falou de sua alegria pela liberação da Rua Lagoa da Prata. Ressaltou a importância do movimento Outubro Rosa, pela prevenção ao Câncer de Mama. Solicitou um Minuto de Silêncio em homenagem à Sra. Maria, esposa do Sr. Cornélio, do Bairro São Judas, sepultada no dia de hoje. Comentou sobre o projeto do Executivo que será aportado nesta Casa, sobre o realinhamento dos valores do IPTU, visto que muitos, pagam valores irrisórios e disse que não se trata de aumento de imposto mas correção é que é obrigatória e necessária. 

JaneteVereadora Janete (PSD) – Informou que iniciou uma rota de fiscalização nas empresas licitadas para fazer obras do Pro Transporte na cidade e no que se refere à Rua Lagoa da Prata descobriu que a empresa Perfil foi a vencedora da licitação mas que não era esta e sim e a empreser que realiza a obra sendo que ela não concluiu obras em outras áreas da cidade. Afirmou que quer entender como uma empresa que não concluiu obras na cidade está realizando o trabalho no lugar da vencedora da licitação. Esteve também no bairro Candelária e cobrou que seja feita a limpeza das margens dos córregos da cidade. Informou que vai fiscalizar todos os córregos da cidade. Convidou a população para o evento “Empoderamento da criança negra” que acontece neste fim de semana na sede do MUNDI. Falou que este trabalho é muito importante para combater o racismo. Afirmou que a Tribuna da Câmara é extremamente disputada e que pela terceira vez consecutiva o inscrito não comparece e sugeriu a criação de uma lista de espera para chamar quem deseja utilizar a tribuna no caso de uma desistência. Parabenizou Dr Delano pelo dia do médico e seu aniversário. Parabenizou os demais médicos através do vice-prefeito Rinaldo Valério e do Secretário de Saúde Rogério Barbiere. Parabenizou os professores e disse que todas as profissões dependem deles. Informou que termina neste fim de semana a festa de reinado da Praça do Mercado. Informou sobre seminário que acontece na próxima semana para discutir turismo em Divinópolis 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Parabenizou os médicos pelo seu dia através do Dr Delano que faz aniversário nesta data e parabenizou também Zé Luis da Farmácia, o médico dos remédios. Informou que o Guarani realiza nesta sexta-feira um jantar para angariar fundos e comemorar seu aniversário. Manifestou indignação com a poluição provocada pelas siderúrgicas da cidade que foi tema de Audiência Pública e 45 dias depois continua sendo um problema em razão da omissão dos órgãos fiscalizadores e citou como problemas mais graves o pó preto que cai sobre os bairros Icaraí e Porto Velho. Disse que não quer fechar siderúrgica, mas que elas trabalhem dentro da lei e sem agredir a saúde e o meio-ambiente. Criticou a omissão do Secretário de Meio-ambiente e disse que as empresas só ficam na conversa mas não resolvem o problema e que inclusive está descobrindo novas denúncias contras as siderúrgicas, inclusive sobre questões trabalhistas. Relatou que já são inúmeras as publicações nas redes sociais com denúncias de problemas causados pela poluição.  

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Informou que já foi assinado um TAC como Ministério Público para resolver o problema da poluição provocada pela Fergosul no bairro Icaraí e que eles tem até novembro para se adequar. Disse que pediram a ele para conseguir um ônibus para transportar pessoas para um velório e que não pede ônibus para a Trancid porque depois o vereador fica devendo favor para a empresa e que deveria ser obrigação da mesma fazer este tipo de transporte. Denunciou que tem um ônibus parado no pátio da prefeitura, novo e escrito escolar e que se trata de um ônibus cedido pelo estado que poderia estar sendo utilizado para este tipo de serviço. Informou que uma aluna de curso superior da cidade está com um projeto de levar estudantes carentes para conhecer os pontos importantes da cidade e vem encontrando dificuldade para o transporte, que este ônibus podia ser usado para isso também. Denunciou que crianças estavam ficando sem poder ir para a escola porque as ruas que o ônibus percorria não estavam patroladas e que felizmente o serviço foi feito. Afirmou que não paga para ninguém falar bem de seu trabalho e que não falou mal só de uma emissora de TV e que denunciou também que quem tem fossa em casa não pode pagar coleta de esgoto e pediu que quem está com o problema que procure seu gabinete. Agradeceu as empresas que estão desenvolvendo projetos na cidade. 

César TarzanVereador César Tarzan (PP) – Informou que através do sistema de parceria irá revitalizar a Praça do bairro Santa Rosa que está praticamente abandonada e que tem muito movimento e poderia ser melhor utilizada. Agradeceu a empresa Braslar que estará sendo parceira no processo. Lamentou o crime de latrocínio ocorrido na região do bairro Dona Quita e disse que o pai da vítima, há três meses, perdeu um sobrinho da mesma forma. Como presidente da Comissão de Segurança, convidou o Sargento Elton para se reunir e elaborar uma proposta para ser apresentada ao Executivo para resolver o problema da violência e disse que espera que os autores deste crime paguem por isso.  

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) – Informou que esteve ausente cumprindo agenda familiar que havia preparado há alguns anos e que aproveitou o momento do recesso escolar para estar com o filho e deixou claro que os dias ausentes serão descontados conforme já havia pedido previamente quando agendou a viagem. Informou que nesta sexta se reúne com o Prefeito Galileu Machado para tratar de vários assuntos, entre eles a atualização da planta de valores que é diferente da revisão da planta e que seu posicionamento será dentro dos princípios da justiça social e o combate à especulação imobiliária. Outro assunto será a proposta de reforma administrativa e que seria um contrassenso aumentar gastos com folha de pagamento se o momento é de contenção de gastos. Disse que estes projetos devem ser amplamente discutidos antes de serem votados pela Câmara. Elogiou a população de Divinópolis pela qual tem grande respeito e por quem trabalha. Informou que nesta tarde irá receber em seu gabinete uma representação dos trabalhadores do camelódromo para tratar do projeto que está sendo elaborado para resolver a situação do local que se encontra com várias irregularidades, garantindo também melhor qualidade para os trabalhadores do local.  

EdsonVereador Edson Sousa (PMDB) – Afirmou que não existe dinheiro público e que isso é um mito quena verdade em uma cultura militar o Estado impõe mecanismos opressores para tirar dinheiro dos cidadãos e assim se custear. Disse que conhece muitas pessoas da cidade que tentam de toda forma conseguir dinheiro para sobreviver, que esta é uma cidade operária e que agora o Governo começa a falar sobre aumento de impostos. Disse que a média de reajuste do IGPM é de 7,88 e que estão com discurso de justiça social e outros argumentos para tentar tirar mais dinheiro do povo. Afirmou que se aumentarem impostos que irão quebrar a cidade para as próximas gerações porque ninguém vai pagar. Afirmou ainda que as pessoas que entram no gabinete do prefeito usam uma máscara e não falam a verdade. Disse que pelos índices apresentados pela prefeitura a correção no valor do IPTU será de mais de 2.500%. Acredita que a população não vai pagar porque se trata de um coice na cara do povo e que o povo vai invadir a Câmara e partir pra cima dos vereadores se eles aprovarem esta revisão. Afirmou que pedirá a realização de várias audiências públicas para tratar do assunto. Pediu também que seja acompanhada a questão dos repasses para o CISVI porque os atrasos vão impedir o atendimento à saúde de várias pessoas. Pediu que a Comissão de Justiça se manifeste sobre a recusa ao seu pedido de abertura de CPI ou então terá de fazer denúncia ao Ministério Publico. 

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano (PMDB) – Lamentou a morte de alguns parentes e amigos, como José Hilton da Silva, o Zé Hilto, que faria 49 anos de idade neste mês e foi vítima de latrocínio no bairro Dona Quita. Lamentou também a morte de Elisângela Alves, da Comunidade de Tavares, que assim como Zé Hilto foi velada no bairro Interlagos que estava em clima de grande tristeza. Externou seus sentimentos de pesar às famílias. Dirigiu-se ao seu primo Célio Augusto de Oliveira, que perdeu o filho Rafael Augusto de 14 anos, que deu entrada no Hospital Santa Mônica no sábado pela manhã e na manhã de domingo, após tomografia sofreu convulsão, parada cardíaca e veio a óbito. A família pediu a Delegacia de Polícia que faça uma autópsia. Manifestou pesar também pela morte do garoto Henrique Miguel que faleceu atropelado por uma van no bairro Nova Holanda. Pediu a CPI que investiga denúncias contra a COPASA que apure o que está acontecendo no tratamento da água e que foi visitar o local onde deve ser construída a estação de tratamento de esgoto e que no local só tem terraplanagem e que a placa lá colocada fala que a previsão de entrega da obra é para dezembro de 2018. Disse que conversou com o encarregado e que este não quis dar entrevista mas que já estão trabalhando há três semanas. Afirmou que o divinopolitano já etá no limite com a COPASA que é uma empresa que vem extorquindo a população há bastante tempo. Finalizou afirmando que estava ouvindo os vereadores se pronunciarem e que nem tudo que as pessoas falam merece crédito e que recentemente vereadores afirmaram que o estado não devia 40 milhões de reais para município e apresentou documentos que comprovam a existência da dívida. Afirmou que o vice-prefeito Rinaldo Valério e o Secretário Rogério Barbiere foram criticados injustamente. Negou exoneração de Barbiere.

registrado em: ,