Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos trabalhos da 6ª Reunião Ordinária de 22-02-2018

Resumo dos trabalhos da 6ª Reunião Ordinária de 22-02-2018

por dircom — publicado 22/02/2018 16h49, última modificação 22/02/2018 16h49

Durante a sexta Reunião Ordinária da Câmara de Divinópolis, realizada na tarde da quinta-feira , 22 de fevereiro de 2018, fez uso da Tribuna Livre o Presidente da Associação de Catadores de Divinópolis – ASCADI, Wilson Barbosa, que falou sobre plano ambiental para a cidade que prevê descarte correto de óleo e reciclagem de materiais.

 

Confiram Resumo dos pronunciamentos

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Agradeceu o Tribuno por reconhecer o trabalho dos vereadores. Sugeriu que a Mesa Diretora apresente projeto para o fim de pagamento de salário dos vereadores. Afirmou que tem ouvido propostas como pagar um salário, pagar metade, pagar o que o professor ganha e que todas indicam que não há reconhecimento do trabalho dos parlamentares. Disse que as pessoas vão para as redes sociais falar que vereador não ganha o que merece, que ganham demais, criticam e ainda assim querem que estes fiquem 24 horas a disposição da população. Afirmou que Deputados e outras lideranças nacionais “destruíram o país” e por isso as pessoas tomaram raiva dos políticos. Destacou que os vereadores não fazem parte desse cenário e que sabe o tanto que os legisladores de Divinópolis trabalham, muitas vezes ficando até afastado da família, ficando o tempo todo tentando resolver problemas da população. Sugeriu que vereadores não tenham salário, e que o número de reuniões seja diminuído para uma por semana. Será o dia em que serão votados e discutidos projetos e nos outros dias o parlamentar ficará livre para cuidar de sua vida profissional, sem ter que se preocupar em resolver os problemas que chegam diariamente até a Câmara. Criticou o que considera demagogias que estão sendo plantadas nas redes sociais desvalorizando toda a classe. Afirmou que vereadores são em sua grande parte profissionais que perdem no seu trabalho para atuar em favor da cidade e que a população deveria pagar bem sim estas pessoas para que elas representem bem.

JosafáVereador Josafá (PPS) – Falou do carinho que tem por Praça no Afonso Pena que precisa com urgência de ser revitalizada e que aguarda o projeto “Adote um bem público” para que possa revitalizá-la. Informou que continuam os trabalhos do Fórum pela desburocratização do Serviço Público e que graças a esta mobilização não existem hoje alvarás travados e que o serviço ficará ainda melhor quando for possível emitir o alvará on line. Disse também que está organizando, junto à Escola do Legislativo, uma reunião entre engenheiros e Prefeitura para tratar das demandas da categoria. Relatou que esteve visitando os bairros Jardim das Oliveiras e Candelária e constatou que vias precisam de recapeamento completo, não bastando mais operação tapa-buracos e sugeriu parceria entre município e COPASA. Disse que no bairro Anchieta será intensificado o caso de combate ao mosquito da dengue porque la foi detectado um caso de febre chikungunya e que no sábado dia 24, junto dos outros bairros da região, este será atendido com o mutirão de combate. Informou que o próximo mutirão irá atender a região dos bairros Candelária e Jardim das Oliveiras.

DelanoVereador Dr Delano (PMDB) – Disse que um dia em seu consultório ganha o que ganha o mês inteiro como vereador e elogiou a sugestão do Vereador Eduardo Print Jr de que então não tenham salário mas que não tenham que ficar o tempo todo a disposição da população. Citou Sebastião Gomes Guimarães chamando para reflexão, pedindo que o eleitor procure saber quem são os dezessete vereadores da Câmara para descobrir quem tem profissão e quem não tem, quem tem processo, quem trabalha e que assim terão muitas surpresas. Disse que muitos secretários municipais parecem profissionais encostados porque a todo momento dizem que não tem dinheiro para nada como para reformar estradas, manter o vagão literário, manter UPA funcionando e muitas outras ações. Disse que pediram para Galileu voltar e ele voltou mas colocou para ocupar secretarias alguns profissionais fracassados que hoje só sabem falar que não tem dinheiro. Reclamou que estas pessoas só sentam na cadeira e dizem que não tem dinheiro sem fazer nada criativo para resolver o problema. Afirmou que se seu consultório fica sem dinheiro que tem que buscar alternativas se não fecha. Disse também que alguns não sabem nem o que é, quanto mais fazer, uma parceria público privada. Que este governo faz reuniões às escondidas com vereadores da base e que um dos assuntos é a volta da revisão do IPTU que será apresentado com outro nome e também da remodelação da prefeitura que vai aumentar salário de alguns nomeados do prefeito. Relatou que não foi convidado por Galileu para esta reunião e que se fosse não iria porque não quer compactuar com isso.

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Participou da reunião do Fórum organizado para tratar da destinação correta do lixo na cidade. Disse que infelizmente quando as pessoas fazem são criticadas e quando deixam de fazer também. Elogiou o trabalho de Vereadores que são excelentes parlamentares que não importam o que fazem que são criticados. Citou que as ações devem ser feitas com união e sem “picuinhas”, pensando Divinópolis grande. Que hoje são cinco puxando pra frente e vinte pra trás. Que toda as vezes que as pessoas tentam fazer algo são criticadas antes mesmo dos resultados. Afirmou que passou da hora de juntar todos para cobrar do estado que envie o dinheiro que deve para a cidade. Afirmou que estão trabalhando ativamente para gerar empregos na cidade, como através do Fórum da Desburocratização, que esteve resolvendo problemas de lixo, de saúde, de COPASA e que todos estão trabalhando assim e sendo criticados o tempo todo. Que nunca estão em casa com a família ou cuidado das coisas pessoais porque estão trabalhando ativamente para o povo. Pediu que as pessoa tomem cuidado com os falsos profetas e que o whatasapp está

AdemirVereador Ademir (PSD) – Informou que a Fundação Jaime Martins está a disposição da ASCADI para ser divulgado o Plano Ambiental da cidade. Cumprimentou o Edinho da SEMVOP que está realizando a limpeza das ruas na região do bairro São Roque. Disse que é preciso repensar sobre a capina química para encontrar uma forma de utilizá-la sem agredir o meio-ambiente. Agradeceu o GEEC, a VLI, Secretário Municipais e calceteiros que ajudaram para a pavimentação da passagem de nível entre os bairros Rancho Alegre e São roque. Disse que as pessoas jogaram fora a sinalização da via, fazendo com que as pessoas passassem pelo local sem a obra estar pronta e depois ficaram culpando vereadores e prefeitura. Disse que o trabalho já foi refeito e concluído. Cumprimentou todas as pessoas que estiveram no Gabinete Itinerante no bairro Belo Vale onde existem problemas sérios como por exemplo a limpeza do córrego que corta a região. Relatou que várias ruas precisam de canalização pluvial e que constatou que em várias ruas a população concorda em fazer a pavimentação poliédrica em parceria com a prefeitura. Disse que trabalha muito pela população e sempre poderão contar com seu trabalho.

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) – Parabenizou Tribuno por sua preocupação ambiental. Disse que é inadmissível que uma cidade do porte de Divinópolis não tenha um aeroporto com capacidade de receber vôos regulares que abrem portas para o desenvolvimento econômico. Disse que recebeu informação de que uma aeronave não conseguiu pousar pela falta de condições do aeroporto de operar no período noturno. Informou que chegou a boa notícia de que o Aeroporto de Divinópolis será assumido pela Infraero o que possibilitará a operação novos vôos regulares com um projeto mais arrojado que tornará inclusive a cidade mais atraente para a captação de empresas e que um dos pontos altos foi o planejamento que impediu prédios altos no local o que é exigência para um aeroporto ampliar sua operação. Anunciou que a Prefeitura vai voltar a trabalhar em horário integral e elogiou a medida que segundo o mesmo gera uma economia duvidosa prejudicando o atendimento ao público e que a experiência da redução do horário não deu certo em Divinópolis. Informou que a volta do horário integral será o dia 04 de abril. Relatou também que será recebido pela diretoria da COPASA para tratar da possibilidade de vulnerabilidade do reservatório de água que estaria sendo acessado facilmente por qualquer cidadão e que na próxima semana irá esclarecer sobre o assunto.

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Manifestou indignação com a Secretaria Municipal de Saúde , em especial com o Secretário anterior Rogério Barbiere, que criou impecílios e burocracia quando falou da dificuldade de uma cidadã de conseguir insulina no sistema público e que não acredita quer o mesmo tenha ligado para seu gabinete como disse, pois tem sempre um assessor pronto para atender. Disse que a cidadã, que busca o medicamento para o filho, procurou novamente a Câmara para tentar resolver problema e que enquanto estava no local este passou mal, foi socorrido pelo SAMU e agora está internado no CTI. Disse que falta tudo para o povo e que por isso está brigando para que seja exigido curso superior em secretarias municipais, diminuir cargos comissionados, enxugar a máquina, fazer processo seletivo para terceirizados , para ter dinheiro para resolver os problemas da população. Disse que tem que de ser implantado o sistema da meritocracia e com a economia gerada investir em prioridades porque se não Divinópolis nunca irá se desenvolver. Disse que os deputados tem que lutar pela cidade porque o povo está abandonado, que postos de saúde não tem materiais e escolas estão caindo aos pedaços. Afirmou que a situação está tão vergonhosa que não conseguem segurar nem um vagão literário na cidade que agora está indo para Carmo do Cajuru. Criticou o Governador do Estado que afirma não ter dinheiro no Estado mas publicou edital contratando empresa para colocar ar condicionado em uma tenda próximo ao seu palácio na Cidade Administrativa. Questionou onde está o dinheiro dos repasses que deixaram de ser feitos já que os serviços não estão sendo prestados da maneira que devia.

KabojaVereador Kaboja (PSD) – Chamou para reflexão sobre a experiência que a vida traz permitindo decisões mais maduras e conscientes e sobre o movimento ser melhor do que a estagnação, sendo a evolução um processo natural da vida. Falou das mudanças políticas e do fortalecimento da democracia e registrou que recebeu a confiança dos vereadores para assumir as comissões de Administração e Orçamentária e que por isso estará renunciando a presidência do PSD na cidade para que possa se dedicar a estas funções. Afirma que não é preso a cargos e que deixa o partido organizado financeira e politicamente, podendo a vaga ser assumida pelos vereadores Janete ou Ademir. Afirmou que em breve o Deputado Jaime Martins que é a maior liderança do PSD na cidade terá novidades que poderão deixar o partido muito bem posicionado. Propôs que academias tenham aferidor de pressão para verificar o estado de saúde de quem está se exercitando, a fim de se prevenir males mais sérios. A proposta consta de projeto que está tramitando na Câmara.

JaneteVereadora Janete (PSD) - Disse que só podemos melhorar Divinópolis se tivermos respeito com o lixo e que por isso está acompanhando o trabalho da ONG lixo e cidadania e da ASCADI, em especial do Plano Ambiental para a cidade que precisa ser colocado em prática. Criticou a a falta de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social que não enviou nenhum representantes sendo que o Secretário Juliano Prado foi convidado e que muitas demandas tem a ver com esta pasta. Afirmou que é impossível implementar o que é preciso sem o envolvimento da Secretaria. Relatou que esteve no Centro de Artes e Ofícios e que a situação do local é calamitosa, onde também está funcionando o CRAS e que o espaço está inadequado e cheio de mofo. Lamentou também a situação do jovem que passou mal e precisou ser internado no CTI por falta de insulina na Rede Pública da cidade. Informou que educação sempre será um dos focos do seu trabalho. Informou sobre a construção dos conjuntos habitacionais no Alto São Vicente e que a população não acredita mais nesta obra porque já são dez anos de espera.

RogerVereador Roger Viegas (PROS) - Parabenizou o Presidente da ASCADI pelo uso da Tribuna e falou da importância de se trabalhar a correta destinação e aproveitamento do lixo que trata inclusive de questão de saúde preventiva. Falou da sua satisfação em estar na Comissão de Direitos Humanos e chamou a mesma para atuar na questão do fechamento das clinicas de recuperação da cidade, já que 11 estabelecimentos foram interditados. Questionou o destino desta pessoas após o fechamento destas clinicas. Concorda com o fechamento dos locais que maltratam o recuperando mas questiona o que o município está fazendo por estas clínicas ou pessoas que depois são retiradas do local. Leu testemunho de um usuário, que se chama Luciano que o procurou em seu trabalho de radialista falando sobre a importância das clínicas. Finalizou afirmando que toda unanimidade é burra e que tem vereadores que tem ciúmes e não estão interessados na vida pública da cidade, comparecendo só terça e quinta e que estará com o Governo não sendo oposição burra, aprovando o que for importante para a cidade.

NegoVereador Nêgo do Buritis (PEN) - Destacou a importância do trabalho da ASCADI e considera muito válida e importante a preocupação com o lixo da cidade, em especial com o lixo reciclável. Pediu ao Prefeito que coloque em dia o pagamento dos servidores públicos que se encontram em dificuldade afirmando que quando Galileu assumiu sabia da situação do município e que a função do gesto é encontrar solução para estes problemas. Agradeceu aos trabalhadores do pátio da Prefeitura efetuaram a limpeza da Praça da rua Orion no bairro Danilo Passos, entorno da rotatória nas proximidades do Aeroporto e outras localidades. 



César TarzanVereador César Tarzan (PP) – Informou que neste sábado tem início o Campeonato de Futebol Sub 23 e que o único time que vai representar a cidade é o Sevilha. Agradeceu ao Secretário de Esportes pelo apoio, tendo cedido o CSU do Interlagos como campo do time da casa. Parabenizou o proprietário do time por tornar o Sevilha um dos melhores times amadores da cidade. Estendeu os cumprimentos a toda a equipe. Registrou participação no Programa “Bom Dia Divinópolis” onde fez críticas construtivas as mudanças para o trânsito na Região Sudeste e que o Prefeito Galileu logo após a entrevista lhe telefonou e agendou reunião com o Secretário de Trânsito para tratar das sugestões, como por exemplo, de mudanças na proposta para a Rua Dolores de Aguiar Rabelo. Informou que esteve no bairro São Geraldo onde constatou bota-fora irregular e convidou o senhor Antônio Lemos para juntos irem até o Prefeito resolver o problema. Relatou que foi adiada para a próxima semana sua ida aos bairros Quinta das Palmeiras e Terra Azul que são carentes de infraestrutura e que já adiantou ao Executivo parte do que será tratado nesta visita. Denunciou a situação das fossas cheias no bairro Copacabana. Informou ao Fábio do Bairro Nações que estará indo até o local das obras de pavimentação que foram realizadas no bairro Jésus Jota para fiscalizar o que está ocorrendo. 

Adair OtavianoVereador Adair Otaviano(PMDB) -  Elogiou o Tribuno Wilson Barbosa por seu trabalho junto à ASCADI e destacou a importância da reciclagem do óleo, lembrando que na zona rural é comum transformar o óleo em sabão, não descartando o produto na natureza. Lamentou que a cidade recicle apenas 20% do lixo reciclável que produz e disse que precisamos aprender muito ainda sobre este tipo de trabalho. Destacou a importância de a população aprender a separar o lixo adequadamente. Informou que convidou o Secretário de Trânsito e Transportes para verificar os problemas na Av. Dolores Aguiar Rabelo, onde a pintura estatigráfica não atendeu a contento e disse que o Secretário desmarcou uma visita e não compareceu em outra. Afirmou que existem vários problemas alí que só são percebidos por quem vai até o local. Disse que no passado acabaram com o comércio do bairro Porto Velho depois que fizeram a separação da via de maneira que um lado não converge com o outro e que à época tentou intervir e não conseguiu e agora estão fazendo intervenções que podem levar o mesmo tipo de problema para o bairro Interlagos. Apresentou fotos e registros que mostram como as intervenções estão prejudicando o trânsito na região e poderão gerar novos problemas de tráfego. Relatou inúmeras situações que ficaram bonitas no papel mas não funcionam e prejudicaram em especial comerciantes