Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos Trabalhos da 75ª Reunião Ordinária de 07-12-2017

Resumo dos Trabalhos da 75ª Reunião Ordinária de 07-12-2017

por dircom — publicado 07/12/2017 17h00, última modificação 07/12/2017 17h02
Resumo dos Trabalhos da 75ª Reunião Ordinária de 07-12-2017

75ª Reunião Ordinária desta quinta-feira (7)

Tribuna Livre:
Foi ocupada pelo Sr. Jesus Oliveira, que fez comentário sobre a realidade politica atual e criticou os Vereadores por gozarem de férias e receberem 13º salario.

 

Vereador Sargento Elton:

Denunciou a política de Segurança Pública implementada pelo governo de Minas, deixando a PM com poucos recursos, alertando para o temor de até uma greve da corporação. Citou, dentre outros problemas, o número reduzido de efetivos, e também, o potencial de armas dos militares, muito inferior ao dos bandidos. Lamentou que o nível de consciência política do Brasil está muito baixo, em segundo lugar no ranking mundial.

 

Vereador Print Jr:

Reclamou do impasse para conclusão de obras no Bairro Icaraí e do péssimo estado das ruas da cidade. Segundo o Vereador, fizeram pintura estatigráfica até dentro buracos. Lembrou que durante o recesso, os parlamentares continuam trabalhando, não tendo na Câmara, somente a votação de projetos, mas mesma permanece aberta normalmente, com todos os setores e gabinetes em funcionamento. Defendeu que o 1/3 de férias pago aos Vereadores é um direito que todos têm, uma vez que trabalham como os demais trabalhadores do país.

 

Vereador Tarzan:

Convidou a todos para no Próximo sábado, participar do futebol dos amigos, no CSU, que irá arrecadar brinquedos para doação. Também para o jogo dos Amigos do Serra Verde, com o mesmo propósito beneficente. Assegurou a retomada das obras na região do Interlagos, a partir de janeiro de 2018.

 

 

Vereadora Janete:

Defendeu o direito de férias, gozado pelos vereadores, que mesmo não tendo reuniões ordinárias, continuam com o trabalho parlamentar durante o recesso. Também defendeu o pagamento de férias aos parlamentares, um direito assegurado por lei. Denunciou assassinato de mais uma mulher em Divinópolis.

 

Vereador Ademir:

Agradeceu ao Executivo pela limpeza nos bairros de sua região. Informou que nesta sexta-feira (8) irá com uma comitiva de Vereadores à Formiga, para reunião com membros da Santa Casa, sobre a questão da UPA. Queixou da falta de visita dos agentes de saúde aos moradores Bairro Orion, que estão desativado. Pediu agilidade para atendimento odontológico aos moradores do Campina Verde. Informou que a alça de ligação do Bairro Fábio Notine foi aprovada, o que irá beneficiar os moradores dos bairros vizinhos. Disse que conversou com o prefeito sobre o problema das estradas rurais.

 

Vereador Zé Luiz:

Convidou para no próximo sábado (9), para o Conserto de Natal na Casa Jesus de Nazaré, no Bairro Niterói. Reclamou de buracos nas ruas da cidade. Sugeriu realização de tapa-buracos no período da noite, para melhor proveito da obra. Requereu poda de árvores. Cumprimentou o ex-vereador Geraldinho, que assumiu a gerência da unidade de saúde. Informou que também irá à cidade de Formiga para averiguar junto à Santa Casa daquela cidade, a situação da UPA.

 

Vereador Roger Viegas:

Cumprimentou os alunos da Escola Miguel Couto, pela formatura no 9º ano. Denunciou que o governo de Minas tem uma dívida de 2 bilhões de reais de repasse de ICMS, para com os municípios, dentre esses, Divinópolis. Reclamou da falta de influência do PMDB local, junto ao governo mineiro, para trazer melhorias para o município.

 

Vereador Nego do Buritis:

Informou que esteve no pátio da prefeitura para verificar a nova patrol, recém-adquirida, uma vez que as estradas rurais do município estão intransitáveis. Pediu empenho para reparo de ponte, situada na divisa com Cláudio. Também queixou dos buracos nas ruas da cidade.

 

 

Vereador Cleitinho:

Agradeceu ao Divinews pela homenagem. Alertou para a reunião do COMUTRAN, quando irá se definir o novo valor da tarifa de transporte coletivo da cidade, propondo pressão contra qualquer aumento. Disse que se compara ao Deputado Tiririca, por também ter sido eleito com voto de protesto, mas quem tem mostrado serviço em seu mandato, honrando os que o elegeram. Reclamou que o deputado deveria ter se posicionado no início do mandato, não no final. Que como ele, deveria ter denunciado o que tem de errado, como ele tem feito. Defendeu que o país precisa de pessoas que não são políticos, mas querem atuar, praticando uma política nova. Pessoas que amem seu país e sua cidade.

 

 

 

 

Vereador Josafá:

Falou de reunião que teve com o Prefeito Galileu, nesta quinta-feira, com membros da Nascentes das Gerais e empresários locais, para defir sobre as obras na MG-050 (Anel Rodoviário), que estão paralisadas, aguardando licença ambiental. Comentou sobre reunião, também neste dia, no Plenarinho, para tratar da desburocratização de procedimentos dos alvarás. Convidou os moradores do Alto São Vicente e arredores, para participar do Natal das Crianças no Bairro Afonso Pena, no próximo domingo (10). Agradeceu pela limpeza do córrego da região do serra verde que foi feita antes do período chuvoso.

 

Vereador Marcos Vinícius:

Falou da precariedade da UPA onde recentemente, houve óbito de um senhor de 87 anos. Disse que irá apurar a responsabilidade de tal morte e denunciou que eles não estão cumprindo nem ordem judicial para atendimento de emergência. Conclamou a todos os políticos a se empenharem para a recuperação da unidade de saúde, para juntos, dirimirem todos os problemas que impedem seu funcionamento. São 40 leitos improvisados, como em tempo de guerra, denunciou.

 

Vereador Edson Sousa:

Convidou a todos para participarem da 4ª Audiência Pública sobre o projeto que propõe alteração do valor do IPTU, a ser realizada no Bairro Manoel Valinhas, às 19 horas, na segunda-feira (11). Defendeu que a referida proposta de lei seja votada no próximo ano, para seja feito um estudo mais aprofundado sobre a questão. Agradeceu ao Prefeito Galileu Machado por ter participado das três audiências já realizadas. Disse que formulou o seu pedido de saída do PMDB para o início do próximo ano.

 

Vereador Adair Otaviano:

Comentou a fala do Sr. Jesus Oliveira, que fez uso da Tribuna Livre, sobre o pagamento de férias e 3º salário aos Vereadores, alegando que é uma medida legal, um direito como qualquer trabalhador que está em atividade. Que o pagamento de um 1/3 do 3º foi uma adequação da lei já em vigor. Defendeu que trabalhadores concursados não podem ser penalizados por decisão ou perseguição de políticos. Disse que participou de todas as audiências públicas que estão discutindo o projeto do IPTU, que também se reuniu com todas as entidades que se propuseram discutir a matéria. Informou que já conversou com Prefeito Galileu, defendendo que o projeto original deve ser modificado. Disse que a atualização da planta de valores é prevista em lei e deve ser feita com dignidade para todos, sem prejudicar nenhum divinopolitano. Nem ricos nem pobres. Abordou sobre vídeos pejorativos veiculados em redes sociais, cobrando dele, a realização de obras, de iniciativa do Executivo. Assegurou que melhorias na zona rural foram feitas mas foram destruídas pela chuva. Sobre a ponte da Comunidade de Paiva, reclamada pelo Vereador Nego do Buritis, informou que a mesma já foi arrumada. Encerrando, disse que nos 17 anos de mandato, nunca tirou um dia de licença.