Salve 25 de julho!
O 25 de julho começou a ser comemorado em Santo Domingo, na República Dominicana, onde aconteceu o primeiro encontro de mulheres negras latino-americanas e caribenhas em 1992. A partir daí, a data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como “O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha”.
No Brasil, em 2014 a Lei 12.987 estabeleceu o 25 de julho também como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A homenageada foi líder do Quilombo Quariterê no século 18, comunidade localizada na fronteira entre o Mato Grosso e a Bolívia.
Referida como “rainha”, Tereza esteve no comando do quilombo, que reunia cerca de 100 pessoas e se organizava politicamente por meio de um conselho, ao longo de duas décadas.
Aqui em Divinópolis O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, COMPIR, o qual conta com um representante da Câmara Municipal de Divinópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Divinópolis, está realizando o “1º FÓRUM DA MULHER NEGRA COMPIR/2023”, para celebrar esta importante data.
Toda programação será divulga pelo Instagram do COMPIR @oficialcompirdivinopolis.