Semana do Diabetes reune doutores em Saúde
A IV Semana Regional para Educação e Combate ao Diabetes, encerrou-se nesta sexta 29, como evento da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes instituída pela Lei Municipal 7.938/2015.
A jornada educativa foi organizada pelo comitê coordenado pelo médico Anderson Gariglio Rocha, diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapacerica (CISVI), e pelo advogado Marco Aurélio, secretário executivo do Samu Oeste, com a colaboração de várias entidades e voluntários, médicos, professores da UFSJ e UNA, farmacêutica da Semusa e enfermeiro(a)s.
Cuidado centrado no paciente e não na doença
Nas segunda e terça, as palestras foram sobre comportamento suicida, com dados epidemiológicos e recomendações importantes; explicações sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente; o cuidado centrado no paciente e não apenas na doença; os protocolos de comunicação e de medicação segura; os meios de prevenção de quedas e úlceras; e o controle do estresse.
Cuidado com a pele e a obesidade infantil
Na quarta-feira, os temas foram os cuidados com a pele dos diabéticos, a qualidade dos alimentos e as relações entre o estresse e o diabetes.
Na quinta, a manhã foi dedicada às pesquisas científicas, que mostraram: - franco crescimento da obesidade infantil (com forte influência na hipertensão e diabetes); - a efetividade do modelo de atendimento às condições crônicas de Santo Antônio do Monte, enfatizando o autocuidado orientado ao diabéticos e hipertensos; - estratégias para promover a adesão ao tratamento.
Implicações da judicialização da saúde
Na sexta, de encerramento, os temas foram orientados para o gerenciamento de crises e o contexto e implicações da judicialização da saúde, financiamento dos serviços do SUS e situação no Oeste.
A Desembargadora TJMG, Dra. Alice de Souza Birchal, foi uma das autoridades estaduais que prestigiaram o evento, marcando sua presença com o tema “Contexto e implicações para os serviços públicos”.
Recomendações da semana
Pessoas acima de 45 anos de idade, com familiares diabéticos próximos; pessoas com sobrepeso ou obesidade, sedentárias, com pressão alta, colesterol elevado ou que façam uso de medicações que aumentem a glicose no sangue – são as pessoas preferidas do diabetes.
Trata-se de doença crônica, sem cura (ainda), mas que pode ser controlada quando não evitada, permitindo uma vida perfeitamente normal e saudável.
A prevenção e o controle do diabetes envolvem alguns pontos importantes, que nesta semana foram enfatizados:
- conhecer bem a doença;
- adotar uma alimentação saudável e equilibrada;
- praticar exercício físico regularmente;
- controlar periodicamente os níveis de glicemia no sangue;
- tomar a medicação prescrita pelo médico.
Texto: Flávio Flora | Foto: Helena Cristino