SEMFAZ presta contas do 3º quadrimestre de 2024 aos Vereadores
O Presidente da Câmara de Divinópolis, Israel da Farmácia (Progressistas) juntamente com os vereadores: Ney Burguer (Novo) e Kell Silva (PV) receberam na tarde desta quarta-feira (26), a Prestação de Contas do 3º quadrimestre de 2024 da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ).
A apresentação feita pelo Secretário de Fazenda, Gabriel Vivas que conduziu de forma resumida, alguns aspectos considerados mais relevantes da execução orçamentária e financeira do último quadrimestre de 2024, mas também foram apresentados dados relativos a todo o exercício do ano. “Mais uma vez estivemos aqui na Câmara para dar transparência aos Vereadores e a população com relação aos gastos, receitas e despesas da administração previstas no orçamento anual”, frisou Gabriel Vivaz.
Na prestação de contas foi exposto os percentuais mínimos exigidos constitucionalmente no setor da Educação e na Saúde, observando que a Prefeitura cumpriu este percentual das receitas do município a serem aplicados em ações de serviços públicos com saúde e manutenção e desenvolvimento do ensino.
Dentro do 3º quadrimestre na saúde o valor investido correspondeu a 35,67% do mínimo de 15% previsto por lei, e na educação foram aplicados 29,07% do mínimo de 25%, sendo as proporções recordes em investimentos realizados nas duas pastas. Já referente ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foram aplicados 5,41%.
O líder de Governo, Vereador Ney Burguer ressaltou sobre a importância de todos terem conhecimento daquilo que é feito com o dinheiro público e também um pouco da dimensão de quais pastas o recurso está sendo aplicado. “A audiência pública de prestação de contas é o momento que temos para esclarecer dúvidas relacionadas as despesas, receitas e investimentos que a administração aplica em nossa cidade”, disse Ney Burguer.
No decorrer da audiência ainda foram apresentados alguns números de despesas com pessoal, dados de informações fiscais do município como dívidas consolidadas, uma série histórica dos restos a pagar, a receita corrente líquida e por fim foi exibido o estado de execução das obras.
Confira a cobertura fotográfica no flickr e a sessão na íntegra no Youtube .