Semusa faz prestação de contas na Câmara

por Liziane Ricardo-CMD — publicado 24/06/2024 20h24, última modificação 24/06/2024 20h24
Atenção primária somou 186.608 atendimentos no 1ºquadrimestre de 2024

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis, receberam na noite desta segunda (24), a Prestação de Contas do 1º quadrimestre de 2024 da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A apresentação compreende informações, números e dados dos recursos recebidos e aplicados na saúde nos meses de janeiro a abril deste ano.

A Secretária Municipal de Saúde, Sheila Salvino, junto do demais técnicos responsáveis por cada setor da pasta, apresentaram os dados referentes aos primeiros quatro meses do ano. Na ocasião, o Diretoria de Atenção Primária, Geraldo Lucas Lamounier, destacou que os números se mantiveram estáveis em relação a composição de serviços no comparativo com o quadrimestre do ano anterior.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Israel da Farmácia(Progressistas), essa prestação de contas é feita em cumprimento legal, além de mostrar à população onde estão aplicados os recursos da saúde. “Mais uma vez a Secretaria de Saúde cumpre o seu papel de acordo com a Lei Complementar que dispõe sobre os valores a serem aplicados anualmente em ações e serviços de saúde para a população divinopolitana”, reforçou Israel.

Estiveram presentes também os vereadores: Zé Braz (PL), Ney Burguer (Novo), Piriquito Beleza (Republicanos), Hilton de Aguiar (AGIR), Flávio Marra (PRD). Da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, também estiveram presentes: Carlos Bruno – Diretor Financeiro e Administrativo da Semusa; Cristiane Silva Joaquim – Diretora de Regulação; Érika Camargos Ferreira – Diretora de Vigilância em Saúde; Geraldo Almeida – Diretor de Atenção Secundária.

 

DADOS

De forma mais detalhada no 1º quadrimestre o número de consultas programadas chegou a 3.806 que são aquelas em que os pacientes tem acompanhamento continuado, por isso, é chamada de consulta programada. Já no que diz respeito a consultas agendadas, são aquelas realizadas ao longo do dia nas unidades de saúde, foram registradas 57.573 consultas agendadas. Dos atendimentos identificados como de urgência foram 8.005 no período . Somando todos esses registros a Atenção Primária realizou 186.806 atendimentos de janeiro à abril.

O Diretor de Atenção Primária, também reforçou que: “a média de atendimentos por dia dentro das unidades de saúde em Divinópolis nesses 83 dias úteis, em que são compreendidos o 1º quadrimestre, foram realizados 2.248 atendimentos diários. Se observarmos, esses números de atendimentos aumentaram cerca de 9%, em relação ao comparativo de 2023”, explicou Geraldo Lucas.

A prestação de contas da Semusa na íntegra está disponível no canal oficial do Youtube da Câmara e a cobertura fotográfica pode ser acessada no flickr .