Settrans esclarece mudanças no trânsito durante a DivinaExpô

por Liziane Ricardo - Assistente de Jornalismo — publicado 30/05/2019 15h35, última modificação 03/06/2019 15h17
Portaria sobre a instalação de placas na região, foi feita em conjunto com Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente

O Presidente da Câmara de Divinópolis, Rodrigo Kaboja (PSD), atendendo a uma solicitação do Secretário de Trânsito e Transportes (Settrans) Marcelo Augusto, convocou para a tarde desta quinta-feira (30) uma reunião junto dos Vereadores para esclarecer a respeito das medidas adotadas na região do Parque de Exposições no período da 49ª DivinaExpô.


Estiveram presentes representantes das forças de segurança como: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Settrans e Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. E também os representantes do Poder Legislativo: Kaboja (PSD), Zé Luiz da Farmácia (PMN), Raimundo Nonato (PDT), Eduardo Print Jr (SD), Josafá Anderson (CDN), César Tarzan (PP), Ademir Silva (PSD), Matheus Costa (CDN), Adair Otaviano (MDB), Sargento Elton (PEN), Renato Ferreira (PSDB), Roger Viegas (PROS), Edson Sousa (MDB) e Janete Aparecida (PSD).


O trânsito de Divinópolis sempre foi alvo de discussões entre os Poderes Legislativo e Executivo. Tanto a Prefeitura e suas secretarias quanto a Câmara Municipal, através dos Vereadores, sempre buscaram soluções para que diversos pontos da cidade tivesse melhorias no tráfego, beneficiando motoristas, pedestres e moradores. E não foi diferente com relação às críticas feitas sobre as mudanças de trânsito implantadas na região do Parque de Exposições de Divinópolis, por conta do alto fluxo de veículos durante os dias de festa da DivinaExpô.


Segundo o Secretário, as mudanças visam melhorar o trânsito especialmente de pedestres, uma vez que a expectativa de público ultrapassa os 35 mil. "Precisamos ter responsabilidade ao divulgarmos as informações para a população. Não aceito que joguem a população contra os agentes, que fazem seu trabalho de forma honesta e sempre visando melhorias. Fomos taxados de bola murcha e covardes, e repudio qualquer tipo de adjetivos pejorativos que usam para nos atacar", afirmou Marcelo Augusto.


Major Aleksander, representante da Polícia Militar na reunião, elogiou as medidas adotadas pela Settrans. "Em 2015, houve um homicídio próximo àquela região durante os dias de festa. Essa medida da secretaria é excelente visando também a segurança, a urgência de um socorro. Eu, de viatura, já cheguei a demorar 1h30 no trajeto quartel (Rua Mato Grosso) e Parque de Exposições (Av. Paraná). Era um caos, uma baderna", disse o Major, que visitou Barretos-SP, cidade que conta com o maior rodeio do Brasil, e confirmou que, na cidade paulista, mudanças parecidas foram implementadas. "Deu mais ordem e fluxo às vias próximas ao parque de exposições de lá. Aqui também pode funcionar. Basta um pouco de boa vontade para se acostumar".


A Secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Flávia D’Alessandro confirmou que a Secretaria em conjunto com a Settrans, fez a Portaria estipulando a colocação das placas de proibido estacionar na extensão da avenida, visando também organizar o trabalho dos ambulantes.


Já o Vereador Edson Sousa, parabenizou o Secretário por ter convocado a reunião com os Vereadores, e sugeriu que no próximo ano o Poder Legislativo também seja convidado a participar deste plano de segurança e urbanidade dentro deste evento histórico que é a DivinaExpô.


O vereador Eduardo Print Júnior, também se mostrou a favor das mudanças, e elogiou a coragem das instituições envolvidas no projeto. "Estive no parque nessa quarta-feira, e fiz questão de dar duas voltas no entorno para ver como ficou o trânsito naquele horário. É muito mais plausível dar preferência a milhares de pessoas andando a pé do que para cem, cento e cinquenta carros. O fluxo ficou melhor e está tudo muito bem sinalizado. São melhorias que vão fazer a diferença nesse ano e, se houver alguma melhoria a se fazer, fica de aprendizado para 2020. Sempre foi assim: se discute, planeja e executa. Tem que ter coragem para implementar e explicar os benefícios. Não podemos fazer o desserviço de divulgarmos informações mentirosas para a cidade", conclui o Print Júnior.


A Vereadora Janete Aparecida, Lembrou aos demais participantes da reunião que a Câmara conta com uma Comissão de Segurança Pública, Turismo e Defesa Social na qual deveria ter sido convidada a participar deste planejamento idealizado pelo Executivo e forças de segurança. E frisou que além da importância de manter a segurança da população, também se deve manter a segurança dos agentes da Settrans.


Experiente no trabalho de anos como militar, o Vereador Sargento Elton, afirmou ter total confiança nas ações do Coronel e Secretário de Trânsito Marcelo Augusto. “Ele é especialista no trabalho que está desempenhando à frente da Settrans, e acho que houve foi uma falha na comunicação entre as secretarias e o Poder Legislativo que poderia ter sido convidado anteriormente para este planejamento, por meio da Comissão de Segurança Pública, a qual faço parte”, disse Elton. A respeito das críticas feitas pelo colega de parlamento, Matheus Costa, o Vereador defendeu acreditar que ele apenas teve o desejo de expressar a voz da população com relação as mudanças, por meio do vídeo veiculado em sua rede social, mas que não passou de uma falta de comunicação entre os Poderes.


O peessedebista Renato Ferreira, afirmou que por morar na região do bairro São José, assim como também é o caso dos Vereadores Nonato e Zé Luiz, tem acompanhado de perto a importância de se desafogar o trânsito naquela região durante os dias de festa.


Por último, o Vereador Matheus Costa fez o uso da palavras dizendo que seu objetivo foi alcançando, com a realização desta reunião. “Gostaria de pontuar por quê os secretários não vieram aqui nesta Casa antes para nos deixar a par do planejamento. E também acredito que alcancei meu objetivo, inibindo a distribuição de multas aleatórias, que do meu ponto de vista poderia ser uma arapuca para a população. Também gostaria de saber se após a festa as placas serão retiradas? Acho importante esclarecer que em momento algum incitei que os agentes fossem atacados pela população, e continuarei denunciando aquilo que a população me cobra, pois estou aqui para servir e não para ser servido”, finalizou Matheus Costa.
Respondendo ao questionamento do Vereador, o Secretário de Trânsito, Marcelo Augusto disse que conforme a Portaria todos os anos as placas são colocadas antes e retiradas depois da festa.


O Presidente Kaboja, agradeceu a presença das autoridades e encerrou a reunião ressaltando que foi um debate muito produtivo e esclarecedor para todos os Vereadores.

Diretoria de Comunicação (Dircom) 

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis.