Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Taxistas pedem apoio dos Vereadores

Taxistas pedem apoio dos Vereadores

por dircom — publicado 13/07/2018 15h35, última modificação 13/07/2018 15h43
Taxistas pedem apoio dos Vereadores

Taxistas pontuaram as exigências necessárias para regulamentar o serviço na cidade.

Mais de 50 taxistas estiveram na tarde de ontem (12), na Câmara Municipal de Divinópolis reunidos com os Vereadores para pedir apoio com relação a algumas regulamentações nos serviços de transporte da classe. A reunião foi encabeçada com a parceria da Vereadora Janete Aparecida que convidou os demais colegas de parlamento à ouvir as demandas dos taxistas.

Uma das principais exigências da classe é que sejam isentados da cobrança da CGO - Custo de Gerenciamento Operacional, assim como já é isento o transporte coletivo através da Lei 8075/2015. Além do desejo de implantação da lei de regulamentação dos táxis a classe pontuou as seguintes exigências:

- carro sedam/ com porta malas
- circulação de carros fabricados a partir de 2016
- cor predominante para identificação dos veículos
- adesivos de identificação nas laterais e traseira
- carteira de identificação
- uniforme para os motoristas
- transferência do ponto por hereditariedade
- inclusão do terceiro motorista pra cada carro

Os taxistas reivindicaram maior rigor na fiscalização dos serviços feitos por aplicativos, e ainda anunciaram que também estão desenvolvendo um aplicativo para melhor atender as chamadas de clientes pelos smartfones. Porém, reivindicaram que a conduta de alguns motoristas de aplicativos pode causar insegurança ao cliente, uma vez que podem não ser cadastrados e estarem trabalhando irregularmente na cidade.

Após ouvirem as reivindicações dos taxistas a palavra foi dada aos parlamentares, e na ocasião o Vereador Edson Sousa lembrou que o projeto não depende só da Câmara, mas a proposta deve “nascer” do Executivo e ser alinhavada com o Legislativo. “Eu acho, que vocês taxistas terão apoio de 99% dos vereadores para esta regulamentação. Eu acho um absurdo a isenção da CGO para grandes empresas, e isto precisa ser mudado”, frisou Edson. O Vereador Nêgo do Buriti também fez coro com o colega Edson e se colocou a disposição para ajudar no que precisarem.

O Vereador da base do Governo, Ademir Silva, ressaltou que os taxistas estavam no lugar certo; “aqui é o lugar certo! Esta é uma casa de leis, e devemos pensar juntos para construir uma lei que beneficie a classe. Quanto ao CGO, já existem rumores na Prefeitura que o Prefeito Galileu quer voltar a cobrar a CGO do Consórcio Transoeste”. O parlamentar Zé Luiz da Farmácia também se disponibilizou a defender a classe no que estiver ao seu alcance e que seu gabinete está aberto a todos.
Sargento Elton lembrou que ano passado cobrou mais ações de fiscalização do serviço de transporte por aplicativos, e seu ofício só foi respondido neste ano. O Vereador também lamentou a ausência do representante da Settrans durante essas reuniões com a classe, e sugeriu que fosse formada uma comissão para ir ao Executivo alinhar as propostas de regulamentação.

O Vereador Cleitinho Azevedo foi breve em sua manifestação, porém pontuou a importância da fiscalização da Settrans, pois caso contrário a lei seria em vão. Outra sugestão dada pelos taxistas foi de ser feita uma parceria com a Polícia Militar, para intensificar as fiscalizações nos fins de semana.

Por fim, o Presidente Adair Otaviano disse que já esteve com o prefeito na companhia do presidente da Associação dos taxistas, e a posição do Chefe do Executivo foi de atendê-los e tentar da melhor forma, solucionar a situação da classe.

Ao fim da reunião a Vereadora Janete Aparecida, listou os nomes dos membros da comissão que irá levar as demandas dos taxistas até o Executivo junto dos Vereadores presentes. E também afirmou que está fazendo uma anteprojeto para regulamentar o transporte do Uber. O advogado que está representando o sindicato dos taxistas disse que também fará um anteprojeto que regulamente a cobrança igualitária da CGO para que seja levado à reunião no Executivo.

Texto: Liziane Ricardo                               Foto: Helena Cristino