Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Trabalhadores da Confecção ganham comemoração especial

Trabalhadores da Confecção ganham comemoração especial

por Diretoria de Comunicação — publicado 29/05/2017 15h55, última modificação 04/12/2017 16h17

Foi aprovado na última quinta feira (25), o projeto que dispõe sobre a comemoração do Dia das Costureiras e dos Trabalhadores e Trabalhadoras do setor do vestuário a ser comemorado anualmente no dia 25 de maio. 

O objetivo do projeto de lei é homenagear as costureiras e demais trabalhadores e trabalhadoras da industria de confecções e do setor do vestuário, que desenvolvem uma das principais atividades econômicas do município, a caracterizar autêntico traço cultural de nossa cidade, reconhecido praticamente em todo território nacional. 

Hoje em Divinópolis, existem aproximadamente vinte e cinco mil trabalhadores e trabalhadoras no setor de vestuário, sejam, costureiras, passadeiras, cortadores, estilistas, designers, arrematadeiras, estampadores, silkadores, vendedores, gerentes, empresários, etc. 

Com a aprovação do projeto, acredita-se que a data comemorativa será a oportunidade para, além de propriamente homenagear as costureiras e demais profissionais da indústria de confecção e do setor do vestuário, também possam ser criados festividades através das entidades: sindicatos, empresas, profissionais autônomos do setor, em conjunto com o poder público, eventos informativos, culturais, recreativos e de lazer, relativos à data e temas afins. 

“Havia nesta casa um projeto de lei que estabelecia o dia 13 de dezembro como o Dia da Costureira no Município de Divinópolis, porém fomos procurados pelo presidente do Sindicato das Costureiras (SOAC) Máximo Viera dos Santos, nos pedindo para que fizéssemos um novo projeto de lei, mais completo e que também pudesse ser alterada a data da comemoração para o dia 25 de maio. Com o apoio desse renomado Sindicato (SOAC), vê-se, assim, a importância desses profissionais na vida econômica, social e cultural de nossa cidade, envolvendo milhares de empregos diretos e indiretos e gerando riquezas para a economia local” enfatiza Eduardo Print Júnior. 

Com isso, agora todos os dias 25 de maio serão marcados como o Dia Municipal das Costureiras.

registrado em: