Vereadores aprovam dois projetos nesta quinta-feira
Foi realizada nesta quinta -feira (18), no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, às 14h, a 46ª Reunião Ordinária, da 96ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura, da Câmara Municipal de Divinópolis. Na Ordem do Dia, constaram dois projetos de lei - um de autoria do Poder Executivo e um autoria da vereadora Lohanna França.
Tribuna Livre
Para o uso da tribuna, o Líder Comunitário Ricardo Lúcio de Andrade se inscreveu para falar sobre o Serviço Municipal de Luto.
O tribuno informou que faleceu uma pessoa da Irmandade São Benedito, e que o corpo só pôde ser trasladado de Belo Horizonte para Divinópolis, no dia seguinte. Segundo o mesmo, ele foi informado que o problema se refere ao necrotério municipal que está em péssimas condições.
Ricardo também reclamou da necessidade de ter que se pagar 20 reais para o agente funerário da Prefeitura de Divinópolis, para o mesmo custear as despesas de pedágio, na viagem a Capital de Minas.
Votação dos Projetos
De início, por solicitação do Vereador Edsom Sousa, foi concedido sobrestamento de 30 dias ao Projeto de Lei Complementar EM-004/2022, que altera o Código Tributário e Fiscal do Município de Divinópolis.
Em seguida, foi aprovado o projeto PLCM-101/2022, que obriga o Poder Executivo Municipal a disponibilizar no site oficial da Prefeitura, o cronograma trimestral com os agendamentos dos equipamentos esportivos e de lazer do município, e dá outras providências, de autoria da vereadora Lohanna França.
De acordo com a vereadora a matéria tem como objetivo incluir os equipamentos da cultura em seu texto, a fim de dar transparência aos agendamentos realizados para cessão e/ou empréstimo também dos espaços culturais do município.
Inclusão na Ordem do Dia
Foi incluído na Pauta, com aprovação do Plenário, o Projeto de Lei CM-084/2022, que denomina “Pedro Ferreira de Morais” a Rua 3 no Bairro Residencial Totonho Carvalho, neste município, de 28/06/2022, de autoria do vereador Wesley Jarbas.
Pedro Ferreira de Morais, nasceu em Marilândia-MG em 14/07/1912, é filho de Pedro Ferreira de Morais e Josefina Maria de Jesus. Em 31/10/1950, casou-se com Maria da Conceição Morais com quem teve 07 filhos, Rosembergue, Vânia Maria, Geraldo Donizete, Maria Aparecida, Ronaldo, Maria José e Silmara. Foi comerciante no distrito de Santo Antônio dos Campos “Ermida”, em uma época de profundas mudanças políticas e econômicas em nosso país; neste período, o impacto sobre a população carente foi enorme. Como proprietário de um armazém, ao deparar-se com inúmeras famílias acometidas por grandes dificuldades, não se esquivou de sua consciência cristã, auxiliando a todas sempre que era procurado.