Vereadores aprovam Lei que regulamenta "alimentos sobre rodas/food trucks"
Vereadores de Divinópolis aprovaram o Projeto de Lei CM 077/2017, de autoria do Vereador Cleitinho (PPS), que regulamenta o comércio de “alimentos sobre rodas”, ou food trucks como se tornaram popularmente conhecidos.
O Projeto aprovada define como atividade de comida sobre rodas, a comercialização de alimentos em veículos automotores de médio e grande porte, tanto por meio de equipamentos montados sobre veículos a motor, quanto por meio de estruturas rebocadas, com dimensões máximas de sete metros de comprimento, dois metros e meio de largura e três metros de altura.
A matéria define ainda que ao fim do expediente o aparato deve ser removido do local e que para a liberação o interessado em trabalhar nesta área deverá passar por sorteio que definirá as áreas onde será possível instalar o equipamento. A colocação de mesas e cadeiras ficará sujeita a aprovação do órgão regulador e também respeitar o espaço de forma que não interfira na trafegabilidade. São também exigidas as normas sanitárias de acondicionamento dos alimentos e que o espaço receba limpeza ao término do expediente.
O Vereador autor na justificativa afirma que “a regulamentação desta atividade se faz necessária e urgente porque visa à sadia exploração do setor e proporcionando ganhos compatíveis que sejam atraentes e permanentes, sem prejudicar outros estabelecimentos fixos ou ambulantes, de forma a manter o equilíbrio no mercado e viabilizar, em última instância, o incremento da atividade econômica do município”.
O Projeto foi aprovado com emenda de autoria do Vereador Eduardo Print Jr (SD) que determina que os veículos licenciados e autorizados pelo executivo para este tipo de serviço deverão manter a distancia mínima de 100 metros de estabelecimentos gastronômicos como: lanchonetes, restaurantes, bares, padarias e similares que tenham pontos fixos e que estejam com seu alvará de funcionamento em dia.
A emenda visa proporcionar equilíbrio entre os profissionais de food truck e os de estabelecimentos fixos que pagam aluguel, funcionários, impostos e outras despesas. Print Jr afirma na justificativa que é a favor dessa atividade de Food Truck, porém, frequentemente empresários reclamam de ambulantes na porta de seus estabelecimentos o que se configura como uma concorrência desleal. Esses trabalhadores não pagam um aluguel e outros vários impostos. Diz que reconhece o food truck como uma tendência mundial, mas que tem de haver regulamentação séria e fiscalização rigorosa. A medida visa evitar problemas econômicos como o fechamento de empresas fixas em razão de queda do faturamento.
A matéria também tem emenda do Vereador Kaboja (PSD) que define que somente poderão participar do sorteio público para ter direito a comercializar alimentos sobre rodas, os veículos licenciados em Divinópolis, cujo o solicitante ou proprietário sejam domiciliados na cidade. A emenda tem por objetivo garantir prioridade para empreendedores e trabalhadores de Divinópolis na abertura de empresas deste gênero.