Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores fazem visita técnica às ETE’s da Copasa

Vereadores fazem visita técnica às ETE’s da Copasa

por Diretoria de Comunicação — publicado 02/02/2017 12h45, última modificação 30/11/2017 16h25

A pedido de um ofício encaminhado pela Vereadora Janete Aparecida, os novos parlamentares de Divinópolis fizeram uma visita técnica nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) de responsabilidade da Compania de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) nos bairros Nova Fortaleza I e II, ETE Pará no bairro Icaraí e o terreno no Candelária, onde será construída a ETE-Itapecerica. 

Vereadores visita técnica ETE’s da Copasa 02-02-2017Estiveram presentes na visita os Vereadores Josafá, Raimundo Nonato, José Luiz da Farmácia, Renato Ferreira, Cleitinho Azevedo, Eduardo Print Jr, Ademir, Roger Viegas, Sargento Elton e Nêgo do Buriti. Os parlamentares foram acompanhados na visita das ETE’s pela Engenheira de Operações da Copasa - Elenice Barros. 

A Engenheira de Operações explicou aos edis sobre os processos das estações de tratamento, e contou que hoje Divinópolis tem cinco ETE’s em funcionamento, sendo quatro simplificadas que utilizam do processo: fossa - filtro – sumidouro; e a limpeza das mesmas é feita esporadicamente conforme a necessidade de cada uma. As ETE’s simplificadas estão localizadas nos bairros Nova Fortaleza I, Nova Fortaleza II, Costa Azul e Terra Azul. Já a estação Pará no bairro Icaraí que é de médio porte utiliza a técnica: reator – filtro – decantador; e tem a capacidade total de 15 litros por segundo, porém hoje atua na média de 8 litros por segundo. 

Já na visita ao terreno no bairro Cadelária onde será construída a ETE’s Itapcerica que tem previsão no cronograma de ser entregue em 2018, a capacidade da estação será de 600 litros por segundo com média de 400 litros por segundo. Ao fim da visita dos Vereadores solicitaram da equipe da Copasa que seja enviado o cronograma do contrato para que a obra da ETE Itapecerica seja acompanhada pelos representantes do Poder Legislativo.    

Texto e Fotos: Liziane Ricardo

registrado em: