Vereadores homenageiam três cidadãos divinopolitanos com nome de rua
Foi realizada nesta quinta-feira (17) a 6ª Reunião Ordinária, da 96ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura, da Câmara Municipal de Divinópolis, no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, às 14h. Na Ordem do Dia, quatro projetos de lei estavam em em pauta, contudo o Vereador Hilton de Aguiar solicitou a retirada do projeto de sua autoria. Os demais, foram aprovados.
No uso da Tribuna Livre, a cidadã Ana Paula Henrique José discorreu sobre o Núcleo de Apoio Institucional ao Atendimento Social.
De início, os vereadores aprovaram por unanimidade dos presentes, em votação em bloco, 3 projetos. Projeto de Lei CM-181/2021, que denomina José Luiz Pereira, a Rua 11, no Bairro Progresso, neste Município. De autoria do vereador Rodyson do Zé Milton. De acordo com a justificativa, José Luiz Pereira, nasceu em Divinópolis em 21 de fevereiro 1954. Estudou na Escola Estadual Miguel Couto, treinou e jogou pelo Flamengo e Inter Futebol Clube. Participou ativamente nos Clubes Divinópolis Clube, Hawai, late e Estrela. Iniciou suas atividades trabalhistas desde cedo, foi office boy no Hospital São João de Deus, Alumínios Alvorada, Honda Veículos e Banco Bradesco, onde conquistou muitos amigos em Divinópolis.
Também do Vereador Rodson, foi aprovado o Projeto de Lei CM-230/2021 que denomina “Hélio Márcio Pereira”, a “Rua 11”, no Bairro Residencial São Frei Galvão, neste Município. De acordo com a justificativa da matéria, Hélio Márcio Pereira era filho de Severino Dias Pereira e Aurora Marques Pereira. Nascido e criado no bairro Niterói, sempre foi apegado aos pais e aos nove irmãos. Deixou grande legado de exemplo e amor por Divinópolis.
Na mesma votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei CM-203/2021, que denomina “Ubiracy de Lima Maia” a “Rua Quatro”, no Bairro Prolongamento Eldorado, neste Município. Este, de autoria do vereador Zé Braz. De acordo a justificativa da matéria, Ubiracy de Lima Maia nasceu no dia 05 de novembro de 1966, no município de Divinópolis-MG. Filho do ferroviário, Juraci da Conceição Maia e da dona do lar, Maria do Carmo Maia (in Memorian), “Bira”, como era conhecido, foi o primogênito de sete irmãos, e ao estudar no antigo Colégio Leon XIII (extinto), ao qual posteriormente veio a se formar, compôs a formação de equipes estudantis de vôlei. Sempre foi uma pessoa que se dedicou aos trabalhos sociais de forma voluntária. Por isso é exemplo do bem-fazer para todos.
A pedido do autor, foi retirado da pauta o projeto de lei CM-212/2021, de autoria do vereador Hilton de Aguiar, que dispõe sobre a caracterização do Mercado Central, como patrimônio histórico e cultural do Município de Divinópolis, e dá outras providências. Pela justificativa do projeto, o Mercado foi idealizado após estabelecida a interdição do cemitério existente no local e a demolição da Igreja do Rosário, em meados de 1927. Concluída sua construção, foi inaugurado em junho de 1959, onde foram se concentrando aos poucos inúmeros comerciantes, que mesmo com altos e baixos, até hoje oferecem uma extensa variedade de produtos, e promovem na medida do possível eventos culturais de entretenimento à toda população.