Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores já podem se inscrever para participar de Congresso Mineiro e 5ª Mobilização Nacional

por Diretoria de Comunicação — publicado 24/01/2017 13h40, última modificação 30/11/2017 16h04

VII Congresso Mineiro de Vereadores

Os Vereadores eleitos para o mandato 2017-2020 que tiverem interesse em participar do VII Congresso Mineiro de Vereadores e também respectivamente da 5ª Mobilização Nacional de Vereadores que ocorrerão neste primeiro semestre do ano já podem se inscrever no site de cada uma das associações.

Nos dias 15 e 16 de fevereiro será realizada pela Associação Mineira de Municípios (AMM) promove, o VII Congresso Mineiro de Vereadores, com programação completamente voltada para os integrantes do Legislativo municipal. O evento irá abordar, por meio de palestras e discussões, questões que envolvem o dia a dia do legislativo. O objetivo é qualificar os novos Vereadores sobre os temas que afetam a execução de políticas públicas e também sobre o seu papel e responsabilidades na administração de um município. Na programação, palestras e debates sobre a atuação do Vereador, sobre a situação financeira dos municípios, sobre obrigações legislativas, Lei Orgânica, Regimento Interno e Processo Legislativo, entre outros assuntos.

Já no mês de Maio, em Brasília-DF será realizada a 5ª Mobilização Nacional de Vereadores entre os dias 09, 10 e 11. A Mobilização Nacional de Vereadores do Brasil oferece palestras aos parlamentares que tem como finalidade primordial o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal e a busca da qualificação dos Vereadores, como forma de conscientizar os mesmos para uma atividade parlamentar mais eficaz, voltada para a ética, a probidade, a harmonia, a criatividade e a independência do Legislativo.

De acordo com os Vereadores que já participaram destes dois eventos em mandatos anteriores, é importante destacar a utilidade dos serviços oferecidos pelas associações, uma vez que são apresentadas Consultorias Jurídicas sobre Lei Orgânica e Regimento Interno; Assessoria Jurídica com pareceres específicos nas áreas administrativas, processo legislativo e projetos de leis; representação política junto aos poderes constituídos da União, Estados e Municípios; Informações sobre leis federais e decisões do Supremo Tribunal Federal e interesses dos municípios; Seminários nacionais e estaduais sobre assuntos específicos e de interesse da Câmara Municipal, vindo a realizar cursos de capacitação para vereadores e servidores, além da elaboração de Projetos de Leis, Códigos, Reforma Administrativa e outros.

As inscrições para o VII Congresso Mineiro de Vereadores pode ser feita pelo www.portalamm.org.br e para se inscrever para a 5ª Mobilização Nacional de Vereadores ocorrida em Brasília, pode ser feita através do site www.abracambrasil.org.br .

Fontes: AMM e ABRACAM                                 Foto:Divulgação/Internet