Vereadores recebem prestação de contas do 2º quadrimestre da Semusa

por Liziane Ricardo-CMD — publicado 30/10/2024 20h55, última modificação 30/10/2024 21h14
Atendimentos na UPA chegaram a 36.712 durante o quadrimestre

 

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis participaram na noite desta quarta (30) da Prestação de Contas do 2º Quadrimestre da Semusa – Secretaria Municipal de Saúde. A apresentação compreende informações, números e dados dos recursos recebidos e aplicados na saúde nos meses de maio a agosto deste ano.

Iniciando a Audiência Pública, o Presidente da Câmara Municipal Israel da Farmácia(Progressistas), destacou que a prestação de contas é uma ferramenta importante para demonstrar para os cidadãos divinopolitanos onde estão sendo aplicados os recursos da área da saúde, conforme a Lei Complementar que dispõe sobre os valores a serem aplicados anualmente em ações e serviços de saúde.

O Diretor de Atenção Especializada – Geraldo Almeida, apresentou inicialmente o projeto de revitalização da Policlínica que já teve algumas demandas realizadas por meio de emendas impositivas destinadas pelos vereadores. “Uma melhoria que já fizemos foi a troca do telhado da Policlínica que necessitava de muitos reparados”, disse. Geraldo Almeida também especificou sobre os serviços prestados pela Policlínica que abrangeram mais de 10 mil consultas especializadas entre os meses de maio a agosto.

O balanço demonstrou que entre as internações feitas pelo SUS – Sistema Único de Saúde no Hospital São João de Deus chegaram a mais de 4.140 internações sob uma taxas de 40% destes atendimentos sendo de pacientes de Divinópolis e 60% de outros municípios.
Já dos serviços realizados na UPA – Padre Roberto foram 36.712 atendimentos, sendo 9.180 mensais o que apresenta uma média de 306 pessoas por dia. “É importante destacar que 5% do que é atendido na UPA é solicitado internação e desses 50% a própria UPA resolve no local os atendimentos. Outro dado relevante é que entre 94 e 96% dos pacientes atendidos na UPA são de Divinópolis e apenas os 5% restantes são de outras cidades da região”, frisou a Diretora de Regulação – Cristiane Joaquim.

Dos valores aplicados em ações e serviços públicos de Saúde, foram destinados R$ 108.713217,43 tendo o percentual ultrapassado os 15% mínimos previstos em lei, e atingindo o percentual de 27,20% dos recursos aplicados em serviços de saúde no município.

A apresentação feita pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde contou também com a presença dos vereadores: Breno Júnior (Novo), Josafá Anderson (Cidadania) e Piriquito Beleza (Republicanos). Já entre os técnicos da Semusa estiveram presentes: a Secretária de Saúde – Sheila Salvino; o Diretor Financeiro e Administrativo – Carlos Bruno, Cristiane Silva Joaquim – Diretora de Regulação; Érika Camargos Ferreira – Diretora de Vigilância em Saúde; Geraldo Almeida – Diretor de Atenção Secundária e o Diretor de Atenção Primária - Geraldo Lucas Lamounier.   

Para assistir na íntegra a Audiência Pública do 2º Quadrimestre de 2024, basta acessar o canal do Youtube da Câmara.