Rodoviária: Divinópolis - Pará de Minas

por Controladoria publicado 04/11/2020 17h15, última modificação 04/11/2020 17h15

Prezados, boa tarde! A linha Divinópolis/MG - Pará de Minas/MG atualmente é operacionalizada pela empresa Paratur. Ocorre que a prestação de serviços tem sido deficiente e insatisfatória aos usuários: 1) Desde outubro/2020 foram retirados os cobradores/trocadores (linha Divinópolis-Pará de Minas 18h) do ônibus, ocasionando enorme atraso na emissão de passagens (embarques no trecho) e geração de filas nos pontos. Com essa alteração, apenas da saída da rodoviária até o a linha tem gastado cerca de 35 minutos; 2) Destaca-se que a linha apresenta inúmeras paradas até o destino final, além de troca de motorista, ocasionando com o desembarque no destino final totalize quase 2h; 3) No atual cenário de enfretamento à COVID-19, vários horários foram removidos (mantidos apenas 3/dia). Tal alteração tem gerado grandes impactos, uma vez que tem ocasionado concentração de passageiros nos horários remanescentes. Por sua vez, aos domingos e feriados, os passageiros ficaram desassistidos; 4) O único meio de pagamento disponível é dinheiro, não sendo aceitos até então cartões ou emissão de passagem pela internet; 5) Os ônibus estão frequentemente e não há adequada limpeza entre os trechos; 6) A linha 3507A (via Itaúna) está inativa há tempos, havendo a única opção de deslocamento via Divinópolis à Pará de Minas por via de terra. Sugere-se/requere-se: A) Ampliação do quadro de horários, com retomada de linhas aos domingos, feriados e da linha 3507A (via Itaúna), visando melhor atender os passageiros (atualmente com concentração de pessoas nos restritos horários e desassistidos em determinados dias); B) Retomada dos cobradores/trocadores (considerando sobretudo que o maior fluxo de passageiros embarca no trecho); C) Disponibilização de outras opções de pagamento; D) Redução do número de paradas; E) Limpeza e manutenção adequada; F) Caso a empresa não tenha condições de atender minimamente com qualidade os passageiros, que seja aberta licitações para tal linha. Aguardo retorno.

: 03/11/2020 14h19
: Reclamação
: Faltando: ouvidoria
: 20201103141914
: Resolvida

Respostas

1

: controladoria
: 04/11/2020 17h15
: Aceito

Boa tarde,

O Serviço de Ouvidoria da Câmara Municipal de Divinópolis agradece a sua manifestação!

Informamos que o transporte coletivo intermunicipal de passageiros, por ser de competência estadual, tem a Superintendência de Transporte Intermunicipal como responsável pela gestão dos contratos das linhas de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, e o DER/MG como responsável pela fiscalização.

Orientamos quanto a possibilidade de registrar reclamações e sugestões sobre transporte intermunicipal por meio do Aplicativo MG App, pelo e-mail: atendimento@der.mg.gov.br , ou ainda pelo site: www.der.mg.gov.br

Esperamos ter ajudado,

Atenciosamente,

Serviço de Ouvidoria da Câmara Municipal de Divinópolis

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